21 de julho de 2024
  • :
  • :

Carnaval de Salvador 2023 terá mais de 2,6 mil horas de música e fortalecimento do Centro

Carnaval de Salvador 2023 terá mais de 2,6 mil horas de música e fortalecimento do Centro

Com dez dias, mais de 2,6 mil horas de música e cerca de 1 mil atrações – sendo mais de 600 nos circuitos oficiais e outras 400 espalhadas por dez bairros da capital -, a maior festa de rua do planeta retorna após dois anos de hiato, devido à pandemia de Covid-19. Com o tema “O Melhor Carnaval do Mundo Voltou”, as atrações do Carnaval de Salvador 2023 foram apresentadas nesta terça-feira (7), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

Durante a apresentação, o prefeito ressaltou a necessidade de valorizar ainda mais o Carnaval do Centro da cidade, bem como de garantir um apoio mais efetivo às entidades carnavalescas convencionais, bem como aos blocos afros e afoxés.

“Esse será o maior Carnaval em todas as áreas. Na contratação de atrações, na estrutura que a Prefeitura vai mobilizar. Os órgãos municipais ampliarão seus serviços. Faremos juntos o melhor Carnaval de todos os tempos. Estamos fazendo um forte movimento para reposicionar o Carnaval do Centro. Queremos trazer de volta a juventude para as ruas, e resgatar as origens e a força cultural do Carnaval. Temos novos produtos para fortalecer a festa. Também vamos dar destaque aos blocos afros, de índios e afoxés. Estamos fazendo investimentos expressivos para apoiar estas entidades”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo explicou ainda que mais de 150 instituições receberão o apoio direto da Prefeitura, buscando fortalecer todo o arcabouço cultural da festa, garantindo a alegria do folião e a preservação da história. “Esse é o nosso maior potencial cultural. Então, são esses os dois pilares que devemos nos basear: reposicionar o Carnaval do Centro e fortalecer o lado cultural da festa, em especial com blocos que transmitem e refletem nossa história. E é por isso que tenho absoluta certeza de que faremos do Carnaval deste ano uma festa linda nas ruas de Salvador, tudo com muita alegria, segurança e comodidade para todos”.

Pré-Carnaval – O público sedento pelo retorno da folia já terá uma prévia da festa neste final de semana, com o pré-Carnaval do Fuzuê, que levará 42 atrações no sábado (11), e do Furdunço, com 53 grupos e artistas no domingo (12). Juntos, os dois eventos vão reunir 95 atrações no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), para pavimentar o início do reinado de Momo. Totalmente gratuitos, os eventos de pré-Carnaval contarão com grandes atrações musicais, como Gerônimo Santana, BaianaSystem, Mudei de Nome, Escandurras, Danniel Vieira, Lincoln Sena, Tuca Fernandes, Armandinho e muito mais.

O pré-Carnaval tem continuidade na próxima terça-feira (14), com mais uma edição do Pipoco, tradicional arrastão sem cordas puxado por Léo Santana, no Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol até o Farol da Barra). Na quarta-feira (15), os bloquinhos e fanfarras continuam a animar a cidade no circuito Sérgio Bezerra (Monumento do Cristo até o Farol da Barra).

Abertura oficial – O primeiro trio oficial a desfilar no Circuito Dodô (Barra/Ondina) será o da cantora Ivete Sangalo. A artista abre o Carnaval em desfile inédito, a partir das 15h30. Antes da apresentação acontecerá o ato simbólico de início da folia, quando o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, e a partir daí a capital baiana segue os tradicionais trâmites dos dias de festa e alegria da maior festa de rua do planeta.

Quinta da Pipoca – A abertura do Carnaval de Salvador vai além do trio pipoca de Ivete. Na quinta-feira, no Circuito Dodô, a folia será comandada por Saulo Fernandes, Claudia Leite, Léo Santana, Lincoln Sena, Timbalada, Tatau, Parangolé, Wilsinho Kraychete, Araketu, Babado Novo, Chiclete, Lá Furia, A Dama, Pipoca do Cheiro e Afrocidade.

Outros grandes nomes vão desfilar gratuitamente durante o Carnaval. Daniela Mercury, Thiago Aquino, O Kanalha, Oh Polêmico, Igor Kannário, Kart Love, Psirico, Major Lazer, Márcia Castro, Juan e Ravena, Bailinho de Quinta, Patrulha do Samba, Carla Cristina e Banda DH8, são alguns dos nomes que passam pelo circuito. Ainda no Circuito Dodô, o folião vai contar com o Beco das Cores, torre eletrônica que fica localizada na Rua Dias D’Avila, na Barra, e a Torre Eletrônica no Farol da Barra, que é sempre ativada após a saída do último trio.

Cole no Centro – No Centro Histórico de Salvador a animação não tem hora para acabar. Serão mais de dez pontos de festa dentro da festa. Além dos tradicionais trios desfilando na Circuito Osmar (Centro) e dos bloquinhos no Circuito Batatinha (Pelourinho) contagiando os turistas e famílias inteiras, a Prefeitura organizou dez pontos estratégicos com muita música e diversidade, para garantir que o folião cole no trecho mais tradicional da folia na da capital baiana.

Uma das iniciativas inovadoras está no palco do projeto Axé Pelô. Um espaço para valorizar esse ritmo vai receber grandes artistas de diversas gerações da axé music e da música popular, a exemplo de Ana Mametto, Davi Moraes, Wil Carvalho, Paulinho Boca, Sarajane, Guga Meira, Carla Cristina e muito mais, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a partir das 18h.

Após dois anos de intervalo, quem volta com tudo é o Palco Brisa, lançado no Festival Virada Salvador. O espaço que já deu o que falar no Réveillon, retorna no Carnaval. Comemorando o frescor da música baiana, o palco será montado no Espaço Cultural da Barroquinha, com ativação entre os dias 17 e 21, recebendo nomes como Pedro Pondé, Skanibais, Yan Cloud, Young Piva, Nininha Problemática, Nêssa, Gibi e Sistema Pagotrap, Piboman e Felipe Barros.

Mais um projeto especial acontece no Centro Histórico. Entre os dias 17 e 19, o movimento cultural Donas do Som leva para a folia momesca a discussão em torno do respeito ao corpo feminino com a participação exclusiva de artistas mulheres, que objetiva também fazer um enfrentamento contra a homofobia, machismo e violência LGBTQIA+.

Um dos lugares mais apreciados do verão no Centro Histórico também vai receber atrações do Carnaval. O Largo do Santo Antônio Além do Carmo será palco para o Coreto das Orquestras, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Já conhecido dos sambistas de plantão no Carnaval, a Arena do Samba será erguida próxima ao monumento da Cruz Caída, na Praça da Sé, também entre os dias 18 e 21. Assim como a Arena Multicultural, que leva uma diversidade musical, misturando reggae, hip-hop, rap e muito. O palco será montado no Pelourinho.

Além dos palcos, o Circuito Osmar (Campo Grande) vai ser recheado de muitas novidades. Uma delas é a Varanda da Folia. Mais uma novidade para quem vai colar no Centro é um novo palco está sendo montado entre os camarotes oficiais na Praça do Campo Grande. O palco recebe shows e DJs nos intervalos das saídas dos trios. Garantindo música e animação durante todo o Carnaval. Para o circuito também foram selecionados artistas do Furdunço para abrir o Carnaval da sexta-feira (17).

O Furdunço no Campo Grande é um momento para toda a família apreciar a energia do Carnaval. Os artistas darão a volta em torno da Praça do Campo Grande, arrastando a massa pelo circuito tradicional. Também entre os dias 17 e 21, acontece o Pôr do Sol na Castro Alves. Um momento para apreciar a beleza da cidade, deslumbrar o pôr do sol e conferir grandes shows. A programação vai contar com artistas do naipe de Afrodisíaco, Os Gilson, Davi Moraes, Pitty e Paulinho Boca de Cantor.

Da mesma forma que acontece no Farol da Barra com a Torre Eletrônica, o Circuito Osmar também terá eventos pós-folia. O “After Batekoo” contará com uma programação especial de bandas e músicos alinhados com o manifesto de movimento criado aqui em nossa cidade e que hoje ganha o Brasil, na Praça Castro Alves. O Batekoo é a maior plataforma de cultura, entretenimento e informação feita para a juventude urbana, negra e LGBTQIA+ do Brasil. E falando em Castro Alves, a praça recebe dois encontros de trios este ano, sendo um comandado por Afrocidade e Baco Exu do Blues e o outro, com Carlinhos Brown e Attoxxaá.

Além de todas as iniciativas, o Circuito Osmar conta com programação especial de trios sem cordas. Uma grade com Daniela Mercury, Mudei de Nome, Thiago Aquino, Nêssa, Pagodart, Mambolada, O Poeta, Timbalada, Alinne Rosa, Claudia Leitte, Parangolé, Psirico, Xanddy Harmonia, A Dama, Léo Santana, Igor Kannário, Gerônimo, Lincoln Sena, Escandurras, Timbalada, Afrocidade, Targino Gondim, FitDance, CBX Samba Club e a dupla Juan e Ravena.

Bairros e Palcos Temáticos – Além dos palcos espalhados pelo Centro Histórico, os bairros da Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Itapuã, Cajazeiras, Plataforma e Periperi vão contar com programação musical. Além disso, o Rio Vermelho recebe o Palco Mix, com uma mistura de ritmos e artistas de peso, e Piatã conta com o Palco do Rock.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *