13 de junho de 2024
  • :
  • :

José Carlos Capinam receberá medalha do Mérito Cultural da Câmara de Salvador

José Carlos Capinam receberá medalha do Mérito Cultural da Câmara de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador realizará no próximo dia 26 de abril, às 18h, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Cultural em reconhecimento à trajetória do poeta e jornalista baiano José Carlos Capinam. A sessão solene que entregará a maior honraria do âmbito cultural da Casa Legislativa é de iniciativa do vereador Sílvio Humberto (PSB), que presidirá a homenagem no Plenário Cosme de Farias.

A Medalha do Mérito Cultural é entregue a pessoas ou instituições que se destacam através de ações de promoção à cultura, bem como a personalidades de destaque cultural no município de Salvador. O evento é aberto ao público e será transmitido pela TV Câmara.

Sobre José Carlos Capinam

Nascido em 19 de fevereiro de 1941 em Arraial de Pedras, distrito de Entre Rios, mas registrado em Esplanada, o poeta José Carlos Capinam é um dos letristas mais aguerridos da música popular produzida no Brasil a partir da década de 1960.

Também escritor, médico e jornalista, Capinam se notabilizou pela poesia combativa das letras que escreveu para músicas de compositores como Gilberto Gil e Paulinho da Viola. Homem de postura engajada que acredita no uso da palavra cantada como arma na guerra por democracia e justiça social, tendo ascendido no período da repressão política no Brasil.

O tropicalista José Carlos Capinam é presidente de Honra do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab), espaço de destacada contribuição para a memória da cultura africana em Salvador, e também presidente da Associação de Amigos da Cultura Afro-Brasileira (Amafro).

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *