29 de abril de 2024
  • :
  • :

ALBA debate atenção especial às crianças autistas e criação de Centro de Excelência em Neurodesenvolvimento

ALBA debate atenção especial às crianças autistas e criação de Centro de Excelência em Neurodesenvolvimento

Assegurar às crianças autistas a oportunidade de serem atendidas por profissionais especializados no cuidado de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, num local capacitado e especializado, é o principal objetivo da criação do Centro de Excelência em Neurodesenvolvimento, equipamento solicitado pelo deputado Hassan (PP) ao governo do estado. Essa temática é o foco da audiência pública que, por proposta de Hassan, a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) realiza nessa quinta-feira (27), às 10 horas, intitulada “Atenção às crianças autistas e outros transtornos do neurodesenvolvimento”, reunindo especialistas no assunto.

Citando dados do IBGE, que apontam a existência de dois milhões de autistas no Brasil, o que significa que 1% da população estaria no espectro, inclusive na Bahia, Hassan entende que o Estado precisa estar preparado para bem atender a essa demanda. Ex-secretário de saúde do município de Jequié, ele destaca que “um centro especializado, com médicos clínicos, neurologistas, psiquiatras infantis, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, dentre outras especialidades, com conhecimentos e habilidades específicas para avaliar o desenvolvimento da criança e identificar possíveis problemas, é determinante para garantir diagnóstico preciso e tratamento adequado.

O parlamentar frisa que transtornos do neurodesenvolvimento envolvem condições que se manifestam, em geral, desde a infância, antes mesmo da criança ingressar no colégio, e que elas precisam de tratamento de saúde especializado para se desenvolver e conquistar autonomia. Nesse contexto, Hassan afirma que o diagnóstico precoce é fundamental para a evolução e desenvolvimento da criança autista ou com outros transtornos do neurodesenvolvimento.

“A partir do espaço proposto é possível a intervenção do poder público em saúde, com a criação de programas e redes colaborativas, científicas e socioeducacionais, proporcionando a criação de estratégias e políticas públicas fundamentais à promoção do desenvolvimento saudável da população em geral”.

Além dos deputados membros da comissão, a audiência pública terá a participação de Liana de Figueiredo, coordenadora de Políticas Transversais da Sesab, Stela Souza; presidente do Cosems-Ba; Marcos Sampaio, presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia; neuropediatra Fernanda Dubourg; Fabiane Gentil, representante do grupo Autimais; Traice Carneiro, mãe de autista e representante do grupo TEA, de Madre de Deus; Marleide Nogueira, mãe e coordenadora do Instituto Lagarta Vira Pulpa, e Mariene Martins Maciel, presidente da Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *