27 de abril de 2024
  • :
  • :

Novas tecnologias aplicadas na Cetrel são apresentadas em evento internacional

Novas tecnologias aplicadas na Cetrel são apresentadas em evento internacional

A aplicação de sistemas digitais na sistematização e visualização de processos e operações, e na manutenção e interoperabilidade foi apresentada pelo gerente do setor de digital center da Cetrel, Calvin Iost, nesta quarta-feira (26), no Congresso Internacional Aladyr 2023.

A apresentação “Gêmeos digitais de estações de tratamento” integrou o primeiro dia do evento, que é realizado em São Paulo, e que trata, entre outros temas, de aspectos legais, ambientais e sustentabilidade do uso de fontes alternativas de água (reúso e dessalinização), Inovações tecnológicas e casos de sucesso, e reúso e dessalinização – modelos de negócio e comparativos.

De acordo com Iost, com o investimento que a companhia está fazendo em inovação e novas tecnologias, é possível ter uma tomada de decisão mais rápida, integrar sistemas e analisar processos completos, e não só partes dele. “O conceito de gêmeos digitais são réplicas no mundo virtual do que tem no mundo real, então você otimiza a operação, monitoramento e a manutenção das unidades, por exemplo”, afirmou o gerente do setor de digital center da Cetrel.

A Cetrel, referência nacional em segurança hídrica, reúso de água e ESG, com 45 anos de experiência, possui unidades na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, com capacidade para atendimento a clientes de diversos segmentos industriais e comerciais.

No tratamento de água e efluentes, a empresa atua tanto de maneira off-site, tratando os efluentes em sua própria ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), no Polo de Camaçari (BA), quanto on-site, quando o tratamento é realizado nas instalações do cliente. A tecnologia empregada em suas soluções ambientais é uma aliada para a eficácia das operações.

A empresa contou com um stand no evento, onde o público pode conferir as atividades desenvolvidas pela companhia, como o desenvolvimento, implantação e operação de sistemas de tratamento de efluentes sanitários e industriais, e o desenvolvimento, implantação e operação de sistemas de água para uso potável, industrial e reúso.

Sobre a Cetrel – A Cetrel oferece soluções ambientais em água, efluentes e reúso, incineração de resíduos industriais perigosos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais para todo o Brasil, trabalhando permanentemente para inovar e superar as expectativas dos clientes. A empresa possui certificação nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 17025 e tem como clientes empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, dentre outras.

Com atuação desde 1978, a Cetrel é responsável pelo fornecimento de água (clarificada, desmineralizada, industrial e potável), tratamento e disposição final de efluentes e destinação térmica de resíduos industriais, além dos programas de gestão dos recursos hídricos e de monitoramento ambiental (água, ar e solo) do Polo Industrial de Camaçari (BA), utilizando ainda um modelo compartilhado de gestão do sistema de tratamento de efluentes. A empresa fornece também soluções de tratamento de água e efluentes on-site, ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *