29 de abril de 2024
  • :
  • :

Capinan recebe Medalha do Mérito Cultural da Câmara de Salvador

Capinan recebe Medalha do Mérito Cultural da Câmara de Salvador

Por muita alegria e reencontros foi marcada a sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Cultural ao letrista, poeta e jornalista baiano José Carlos Capinan, ocorrida na quarta-feira (26), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. A sessão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Cultura, vereador Sílvio Humberto (PSB), e contou com participação de representantes da cultura, familiares, amigos, sociedade civil e movimentos sociais organizados.

“Esse reconhecimento é memorável em muitos sentidos, porque Capinan é um sujeito de luta que reagiu à ditadura militar e anunciava em suas composições e ações a esperança em dias melhores. Uma luz para os dias atuais em que enfrentamos tantos ataques violentos à educação e, anteriormente, retirada de direitos no setor cultural. Sua arte nos aponta saídas”, explica Sílvio.

Capinan foi conduzido à homenagem pela neta Emanuelle Capinan e pela amiga e atual diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), Jamile Coelho, ao som da emblemática composição ‘Soy Loco por Ti, América’.

O vereador Sílvio Humberto abriu os trabalhos ressaltando a importância do baiano na luta contra a repressão e em defesa da justiça social, e fez a leitura do trecho da canção ‘Cidadão’.

Após receber em mãos a honraria, José Carlos Capinan agradeceu o reconhecimento. “Guardarei essa medalha como um momento raro e importante da minha vida. Entendo que essa indicação fortalece a construção desse projeto democrático e popular, um trabalho que foi construído e tem sido desenvolvido por muitos”, disse Capinan.

“É um importante estímulo para avançar na materialização do Muncab e chega em um momento oportuno, pois dará corpo a esse projeto que é mais uma ferramenta de combate ao racismo e ao ódio à cultura de matriz-africana, indígena e popular, fundamentais para a construção identitária do país. É um privilégio ter o meu trabalho reconhecido dessa forma, especialmente quando se trata de um tema tão importante para nossa sociedade”, finalizou o poeta.

A solenidade contou com a declamação poética de Carlos Betão e do samba do Bloco Alvorada, cujo retorno ao Carnaval 2023 de Salvador homenageou o poeta baiano com o tema ‘Soy Loco por Ti, Capinan’.

Homenagens

Emocionado, Renato Simões falou com orgulho do amigo. “Grande ser humano, talvez um dos maiores poetas vivos no país, autor de composições que marcaram a vida e o sentimento do brasileiro em diversas épocas, com uma trajetória de vida adversa, mas cheia de belos registros. Não à toa foi o primeiro compositor reconhecido Imortal pela Academia de Letras da Bahia”, enalteceu.

O mestre em Cultura e Sociedade, Zulu Araújo, relembrou os tempos da juventude em que conheceu “o guerreiro cultural” e a felicidade de ter presenciado o nascimento do poema Abolição, parceria com o cantor Lazzo Matumbi.

“Hoje é um dia histórico, de saudar o poeta, primeiro secretário de Cultura do Estado da Bahia, lugar onde também trabalhei e testemunhei a criação desta obra que incidiu em 1988, centenário da Abolição da Escravatura, e cujo verso utilizo muito: Acabar com a tristeza/Com a pobreza e o Apartheid/ Não fazer da humanidade/ A metade da metade/ Parte branca e parte negra/ Abolição! Abolição!/Abolição! (Abolição!) /Abolir essa careta/Que esconde a natureza/E que me faz ser teu irmão”, contou.

Os amigos cantores Carlos Pitta, Gereba e Carlinhos Codes Águas, presentearam a todos os presentes com a música ‘Papel Machê’, parceria de Capinan com João Bosco. O evento também contou presenças ilustres, como Clarindo Silva, o desembargador Ivanilton Silva, a jornalista Wanda Chase, a CEO do Afrotour Nilzete Santor, o ex-vereador Paulo Fábio, Carlinhos Dodô, Eduardo Santiago, dentre outros.

A mesa foi composta por Renato Simões, desembargador Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região; Cíntia Maria, gestora do Muncab; Edilene Matos, representante da Academia de Letras da Bahia; Zulu Araújo, mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Relações Internacionais; Ivete Sacramento, secretária de Reparação e pela vereadora Marta Rodrigues (PT).

Foto: Valdemiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *