13 de junho de 2024
  • :
  • :

Codesal alerta para risco de deslizamentos de terra em Salvador

Codesal alerta para risco de deslizamentos de terra em Salvador

Esta quinta-feira (25) será de pancadas de chuvas em Salvador durante todo o dia. A capital baiana está na zona de perigo potencial registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil (Codesal) emitiu um alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Mesmo com a chuva caindo em momentos isolados, o solo já está encharcado por causa dos volumes caídos nos últimos dias, o que favorece o deslize de encostas e desabamentos de imóveis. A previsão do Inmet é de que a chuva atinja acumulados de até 50 mm.

Algumas vias de Salvador já apresentam pontos de alagamento, a exemplo das avenidas Luís Viana Filho, mais conhecida como Paralela e 29 de Março. A Codesal está de plantão para emergências, e as solicitações de atendimento são gratuitas pelo 199.

Segundo o órgão, um sistema de baixa pressão, chamado de cavado, passou a intensificar as chuvas em Salvador desde a terça-feira (23). O fenômeno intensifica ventos úmidos do oceano Atlântico e favorece as chuvas volumosas.

A Defesa CIvil registrou maior acumulado de chuva nos bairros do Rio Sena (22,9 mm), Pau da Lima (22,2 mm), Centro (21,6 mm), Engenho Velho de Brotas (21,2 mm) e Federação (18,2 mm).

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *