Começam nesta sexta-feira, dia 09, e vão até o dia 25 de junho, os shows de forró do Coreto Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Ao todo serão 22 shows gratuitos de artistas como Targino Gondim e haverá também a apresentação do Oratório de Santo Antônio do maestro Keiller Rêgo. Muita música nordestina, muito forró pé de serra será tocado pelo Trio Buruá, Geraldo Pita e Alvorada Nordestina, Pedro Paes, Banda Sextando, Trio Nazaré, Zé de Tonha, Luciano Sanfoneiro, Zeu Lobo, Val Gonzaga, Sejuntô, Chita Fina, Flor de Imbuia, Forró Fissura e Banda Sextando.
No Largo do Santo Antônio está montada uma vila gastronômica composta por 35 barracas, carrinhos e food trucks que comercializam comidas e bebidas. Idealizada pela ABFEST – Associação dos Barraqueiros de Festas, a vila conta com o apoio de Tânia Pastori e Railda Carvalho. Este ano as 35 barracas participarão de um concurso onde serão avaliadas a melhor ornamentação, organização e a diversidade de comidas típicas. E estando por lá vale a pena também garimpar no Bazar da Paróquia, realizado no adro da paróquia Santo Antônio Além do Carmo, que tem roupas, acessórios e comidas típicas.
Exposições para visitar – Na Cafeteria Nossa Senhora do Bom Café está montada a mostra “Café com Portinari” do artista visual Vanderlei Oliveira (O Rei do Mosaico) com peças em diversos materiais inspiradas nas obras de Candido Portinari, em especial “O Café” e “Santo Antônio”. Com visitação até às 22h, na Rua Direita de Santo Antônio, nº 314, próximo à Pousada Des Arts – Santo Antônio Além do Carmo. Na Ladeira do Boqueirão nº 6 se pode ver a exposição “ANTÔNIOS – um Tributo a Santo Antônio”, idealizada e realizada pelo artista visual Mario Edson, reunindo 41 obras e 39 artistas nacionais e internacionais. E Já é tradição, e uma das mais bonitas realizadas por um morador do Santo Antônio Além do Carmo. E na Rua Direita do Santo Antônio, 559, na residência-memorial do artista visual de Rodrigo Guedes, está montada uma exposição/homenagem em forma de altar. Em 2023 o tema é “Irmão protetor, sois dos brasileiros” e o santo homenageado é São Jorge.
A festa junina do Centro Histórico tem o patrocínio da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos, e será realizada pelos empreendedores, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e pela Sole Produções. Recebe ainda apoio da iniciativa privada.
Programação do Coreto Musical Santo Antônio
Dia 9 de junho
17h30 – Trio Buruá
21h30 – Geraldo Pita e Alvorada Nordestina
Dia 10 de junho
17h30 – Pedro Paes
21h30 – Banda Sextando
Dia 11 de junho
17h30 – Trio Nazaré
21h30 – Zé de Tonha
Dia 12 de junho
17h30 – Oratório de Santo Antônio – maestro Keiller Rêgo
21h30 – Luciano Sanfoneiro
Dia 13 de junho
17h30 – Zeu Lobo
21h30 – Val Gonzaga
Dia 14 de junho
18h – Sejuntô
Dia 15 de junho
18h – Chita Fina
Dia 16 de junho
18h – Flor de Imbuia
Dia 17 de junho
18h – Forró Fissura
Dia 18 de junho
19h – Targino Gondim
Dia 19 de junho
18h – Luciano Sanfoneiro
Dia 20 de junho
18h – Zé de Tonha
Dia 21 de junho
18h – Zeu Lobo
Dia 22 de junho
18h – Trio Buruá
Dia 23 de junho
18h – Forró Fissura
Dia 24 de junho
18h – Geraldo Pita e Alvorada Nordestina
Dia 24 de junho
18h – Banda Sextando
Foto: Divulgação