29 de abril de 2024
  • :
  • :

Yacht lança projeto de esportes náuticos para crianças da rede municipal de Salvador

Yacht lança projeto de esportes náuticos para crianças da rede municipal de Salvador

Aproveitando a larga experiência do Yatch Clube da Bahia na formação de atletas e na educação através do esporte, o Projeto Maré Jovem vai oferecer aulas gratuitas de Vela e Canoagem para crianças com idade entre 12 e 15 anos, matriculadas em escolas da rede pública municipal de Salvador.  

O clube, que já mantém um projeto, chamado Vila do Esporte, que atende cerca de 50 crianças da rede municipal de ensino com a prática do Judô, passará a atender outras 50 crianças em aulas de Canoagem e Vela. 

O projeto irá aproveitar, não só a experiência do clube na formação de velejadores e canoístas, como também a infraestrutura de suas escolas de Vela e Canoagem, com estrutura física de alto nível, salas de aulas climatizadas e recursos de áudio, vídeo e internet, estrutura de apoio náutico, como botes infláveis motorizados e profissionais experientes e capacitados, alguns deles, campeões de Vela e Canoagem. Enfim, será utilizada para o projeto a mesma infraestrutura de formação náutico-esportiva que é disponibilizada aos associados do YCB nas instalações do clube. 

“Esse é um projeto que nos orgulha muito, pois entendemos que o Yacht Clube da Bahia é um vetor de desenvolvimento para a cidade. Temos um compromisso firme na preservação da Baía de Todos os Santos e isso também se faz através da educação e do esporte. Quanto mais jovens soteropolitanos conhecerem a riqueza da nossa Baía, mais chances temos de preservá-la para as futuras gerações. Agradecemos ao prefeito Bruno Reis e a equipe de Prefeitura pela existência do projeto Parceiros do Esporte.”, sintetiza Francisco Coni Brandão, comodoro do Yacht.  

Ao longo da sua história o Yacht se posicionou como um dos principais polos de formação de velejadores do país e o principal da região Norte e Nordeste. Da Escola de Vela do Clube saíram nomes como Mateus Tavares, campeão mundial em 2015; Juliana Duque, bicampeã mundial (2016 e 2021) e medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos de Lima 2019, ao lado de Rafael Martins; Bernardo Peixoto, multi campeão sul-americano e nacional, dentre outros. 

A Canoagem também já ocupa posição de destaque no cenário nacional, com atletas do YCB começando a frequentar os pódios das principais competições da modalidade. 

Inscrições

As inscrições para as primeiras turmas de Vela e Canoagem do Projeto Maré Jovem acontecerão através de um edital público, que será lançado pela Prefeitura de Salvador em breve.

As aulas estão previstas para começar ainda no segundo semestre e serão realizadas semanalmente na sede do Yacht Clube, na Barra. A ideia é que novas turmas sejam abertas a cada semestre.

Todo o material e equipamentos necessários para o curso serão disponibilizados pelo clube, que também fornecerá alimentação (lanche) e transporte para os alunos.

Vila do Esporte

O Projeto Vila do Esporte foi implantado em 2016, no âmbito do então Projeto Parceiros do Esporte, da Prefeitura Municipal de Salvador, que atualmente se chama Projeto Salvador Social Clube, que incentiva os clubes sócio esportivos a atenderem crianças da rede pública de ensino na prática esportiva.

Inicialmente o projeto ministrou aulas de Futebol e Capoeira, se concentrando, posteriormente, na modalidade Judô, que trouxe excelentes resultados, com destaque para a atleta Taís Araújo, do Alto da Santa Cruz, que se sagrou vencedora de etapa do Campeonato Baiano.

O projeto, que inicialmente visava atender, principalmente, a crianças e jovens da comunidade Vila Brandão, vizinha ao Clube, transbordou e hoje atende a 55 crianças e jovens de diversos bairros, como Calabar, Roça da Sabina, Alto das Pombas, Vila Matos e Alto da Santa Cruz.

O projeto de Judô irá continuar tendo como sede a Escola Municipal Paroquial da Vitoria, adjacente à Vila Brandão, e funcionará em paralelo ao novo projeto de esportes náuticos que funcionará no âmbito do Projeto Salvador Social Clube, da Prefeitura, tendo como sede as instalações náuticas do Yacht Clube da Bahia.

Com esta iniciativa, o clube pretende expandir a sua contribuição para o desenvolvimento do setor náutico na cidade, não apenas no que se refere aos esportes náuticos, como no setor como um todo.

“Tudo isso dá ao Yacht a certeza do potencial deste novo projeto Maré Jovem, não apenas na formação de atletas na Vela e Canoagem, como também na inserção dos seus alunos em um mercado de trabalho que oferece muitas oportunidades e que se posiciona em uma das maiores vocações do nosso estado que é o mercado náutico”, finaliza o Comodoro.

Foto: Peu Fernandes/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *