18 de junho de 2024
  • :
  • :

Paciente que fez tratamento contra câncer com CAR-T Cell já caminha sozinho

Paciente que fez tratamento contra câncer com CAR-T Cell já caminha sozinho

O Portal G1 informa que, quase três meses depois de passar por um tratamento considerado revolucionário no combate ao câncer, o paciente Paulo Peregrino voltou a fazer caminhadas em São Paulo. O publicitário combatia o câncer havia 13 anos e teve remissão completa do linfoma em 30 dias com CAR-T Cell.

Paulo estava prestes a receber cuidados paliativos quando, entre março e abril, foi o 14º paciente a ser tratado pela terapia. A técnica combate a doença com as próprias células de defesa do paciente modificadas em laboratório e faz parte de um estudo que usa verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o G1, todos os pacientes aceitos no método tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores. A recuperação foi no Sistema Único de Saúde (SUS). Oito deles estão vivos.

O método tem como alvo três tipos de cânceres: leucemia linfoblástica B, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo, que atinge a medula óssea. O protocolo contra mieloma múltiplo ainda não está disponível no País. 

“Acho que só deixei de caminhar um dia ou dois depois da alta. Mas estou falando naquelas caminhadas no fundo do prédio, de cerca de 10 minutos. A fisioterapeuta me viu caminhando e ficou orgulhosa. Disse que ficou impressionada. Talvez por isso me chamo Peregrino”, brinca.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *