28 de abril de 2024
  • :
  • :

ACBEU e Consulado dos EUA (RJ) vão ensinar inglês para alunos do Olodum e jornalistas comunitários

ACBEU e Consulado dos EUA (RJ) vão ensinar inglês para alunos do Olodum e jornalistas comunitários

A fluência em mais de um idioma sempre foi um diferencial para inserção no mercado de trabalho, principalmente quando se trata da língua inglesa, considerada o idioma universal. É neste contexto que a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU) em parceria com o Consulado dos EUA no RJ está promovendo o English with Rhythm, um curso de inglês gratuito para 13 alunos da Escola Olodum, projeto social de música afro-brasileira da cidade de Salvador, e para cinco jornalistas comunitários.

O projeto visa ampliar as oportunidades destes alunos, além de contribuir para o seu crescimento profissional e pessoal, enquanto desenvolve habilidades comunicativas no idioma, além de oferecer ferramentas e estratégias para que continuem aprendendo mesmo fora da sala de aula.

Valéria Maciel é jornalista e está participando da iniciativa. Segundo ela, que já chegou a estudar inglês em outros cursos, a necessidade de aprender o idioma aumentou após uma viagem aos Estados Unidos, através do Consulado e da Embaixada americana. “Aprender inglês neste momento é primordial, pois a gente não observa o tanto de portas que conseguimos acessar a partir do aprendizado de outra língua, principalmente do inglês, que é tão importante para a minha profissão”, explicou.

Mesmo estando ainda no primeiro semestre do curso, Valéria já consegue perceber avanços com a metodologia. “Posso dizer que tenho um aprendizado diferenciado. Quando eu comecei a aprender inglês, estava muito mais focada na gramática do que na compreensão de fato da língua. Então, o ACBEU traz o inglês para muito mais perto de nós, deixando-o mais acessível e prático”, destaca.

Já para Eider Gomes, percussionista do Olodum e participante do projeto, compreender que o inglês é uma língua universal foi de extrema importância para que ele pudesse se interessar pelo curso. “Eu conhecia um pouco da língua e com essa oportunidade eu consigo conversar, aprender, entender conversas na rua, letra de músicas, seriado, filmes. Eu espero, também, que todo o conhecimento adquirido possa ajudar bastante nos shows da escola Olodum”, explicou.

Além das aulas regulares, os alunos do projeto terão uma programação especial no mês de julho, quando participarão de um dia de imersão off-campus, onde todas as atividades serão em inglês, além de atividades especiais de conversation club, on-line games, movie talk, song fest e outras.

Ticiano Cortizo, Superintendente da ACBEU, ressalta a importância de projetos como o English with Rhythm na promoção da educação e na criação de novas oportunidades. “Através do aprendizado do inglês, jovens de todo o Brasil tem ampliado suas oportunidades de vivenciar outras culturas e experiências, tanto profissionais quanto pessoais. Para nós é fundamental estarmos inseridos na criação de projetos que visam essa nova realidade, a exemplo da nossa parceria com o Olodum, que tem sido fundamental na formação e na realização de sonhos dos nossos alunos”, pontua Cortizo.

Compromisso com o acesso a melhores oportunidades profissionais

Para os alunos do English with Rhythm, as aulas regulares do segundo semestre começam dia 3 de agosto. E o mesmo deve acontecer com o os novos alunos que se matricularem nos cursos de inglês Educational Solutions, que estão com matrículas abertas para crianças, adolescentes, adultos e também para a formação de professores.

Os cursos da ACBEU são ofertados presencialmente nas unidades da Magalhães Neto, Alphaville e SENAI CIMATEC. A associação também oferece cursos 100% online, com turmas de alunos de diversas partes do mundo. As aulas estão previstas para ter início em agosto e o teste de nivelamento, para determinar o nível de domínio da língua e alocar o aluno numa turma adequada ao seu conhecimento, acontece em ambiente virtual.

Para mais informações, a ACBEU disponibiliza o telefone (71) 3340-5400 e o WhatsApp (71) 99969-5400. Outras informações também podem ser consultadas através do site: https://www.acbeubahia.org.br/site.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *