O Planserv tem previsão orçamentária de R$ 2 bilhões para 2023, segundo balanço realizado pela gestão do sistema. A carteira de beneficiparios chega a 500 mil vidas e a média de consultas por dia é de 30 mil.
Ainda de acordo com o balanço, nos últimos seis meses, o Planserv cobriu 250 mil internações e atendimentos de emergência de saúde. O perfil levantado mostra que 29% dos beneficiários possuem 60 anos ou mais. Dentre eles, 140 têm mais de 100 anos de idade.
Entre hospitais, clÃnicas, laboratórios e empresas de atendimento domiciliar, a rede do Planserve chga a 1.500 prestadores de serviço. Entre fevereiro e julho desse ano, foram 55 mil internações e 198 mil atendimentos de emergência. Além disso, foram 452 mil exames de imagem, radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia.
O balanço aponta ainda para 636 mil consultas ambulatoriais e 5,8 milhões de exames realizados no primeiro semestre.
CrÃticas
O Planserv vem sendo alvo de crÃticas por parte dos beneficiários. Servidores estaduais e sindicalistas que integram o coletivo SOS Planserv chegaram a realizar uma audiência pública conjunta com o Ministério Público do Estado da Bahia para debater a atual gestão do plano de saúde que atende ao funcionalismo público baiano e que, desde o final de 2022, é gerido por empresa ligada ao grupo Hapvida.
O MP-BA disse que iria apurar as reclamações sobre piora nos serviços. A gestão do Planerv , por sua vez, relata um aumento da demanda sobre o plano, principalmente após o perÃodo de pandemia.
Foto: Reprodução