Na sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Cachoeira, nesta segunda-feira (11), o vereador Josmar Barbosa (Republicanos) afirmou que “a Prefeitura de Cachoeira tem atuado em defesa do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê”. O parlamentar parabenizou a gestão da prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).
“Parabenizo a prefeita Eliana Gonzaga, o secretário de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Nal Nego Bom, e o chefe de gabinete, Leonardo Marques, que estão lado a lado com o nosso Pai Duda, buscando defender uma terra que é sagrada e, historicamente, vem sofrendo ataques de uma empresa de celulose, que se diz proprietária de 40% do município de Cachoeira”, disse.
Josmar Barbosa agradece ainda à secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Angela Guimarães, “que de pronto atendeu ao nosso município. D gostaria de agradecer também ao nosso Major Messias, que criou a Ronda Rota da Liberdade para proteger o nosso território sagrado, as terras quilombolas, para que o nosso povo não sofra agressões como vem sofrendo. É uma luta árdua. Temos que estar atentos para que não aconteça com o nosso Pai Duda o que aconteceu com a mãe Bernadete. Pai Duda, estamos juntos nesta luta”, ressaltou.
Na ocasião, o vereador pediu ao presidente da Casa, Laelson Luiz (PSB), para dar celeridade à votação do Projeto de Lei enviado pela prefeita Eliana Gonzaga, que pede a imunidade tributária para os terreiros de Cachoeira.
Invasão
Nos últimos dias, o líder religioso Pai Duda de Candola denunciou mais uma invasão de funcionários da empresa Penha Papel e Celulose ao Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê. Um vídeo feito pelo pai de santo mostra um funcionário da fábrica confirmando que faz rondas diárias em torno do terreiro.
O babalorixá afirma que a violência contra o terreiro iniciou no ano de 2020, quando um grupo de homens armados invadiu a propriedade e destruiu toda a cerca de proteção.
Foto: Divulgação