19 de maio de 2024
  • :
  • :

Prefeitura inicia obra de nova via para desafogar trânsito entre Vila Laura, Bonocô e Rótula do Abacaxi

Prefeitura inicia obra de nova via para desafogar trânsito entre Vila Laura, Bonocô e Rótula do Abacaxi

A Prefeitura de Salvador vai construir uma nova ligação entre as ruas Armando Tavares, na Vila Laura, e a Luís Negreiro, em Santa Tereza, na região da Rótula do Abacaxi. O objetivo da nova via é criar uma opção mais rápida para quem reside nas duas localidades e deseja acessar a Rótula do Abacaxi ou a Avenida Bonocô, reduzindo assim o tempo de deslocamento. A ordem de serviço para a obra foi assinada na manhã desta quarta-feira (20) pelo prefeito Bruno Reis em ato realizado no local da intervenção viária.

Com investimento de R$ 7,2 milhões, a abertura da nova via ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), abrangendo também melhorias na Rua Professor João Andréa, adjacente à Rua Armando Tavares. A nova pista terá uma extensão de 610 metros e largura de 7 metros, finalizando perpendicular à Rua Luís Negreiro e funcionando como mão-dupla, com uma faixa em cada sentido.

O prefeito Bruno Reis afirmou que a nova via era um desejo antigo da comunidade, que foi expresso através do programa Ouvindo o Nosso Bairro (ONB). Por meio dele, a gestão municipal abre consultas para ouvir quais obras a população considera prioritárias para os locais onde vivem. “Esse era um sonho dos moradores, sobretudo do Conjunto Laura Catarino, na Vila Laura, e do Luís Anselmo. Essas pessoas precisavam de uma via que chegasse à Rótula do Abacaxi e à Bonocô sem ter que dar voltas nas ruas do bairro, às vezes tendo que se deslocar por mais de 4 km para alcançar essas importantes regiões”, disse.

“Essa via foi a obra mais votada no Ouvindo o Nosso Bairro da Vila Laura e a segunda mais votada em toda a cidade. Esse é o maior programa de escuta popular do Brasil. Ninguém conhece melhor as necessidades dos bairros da cidade do que as pessoas que moram neles. E que, portanto, conseguem apontar para a gente os problemas e as necessidades. Esse é um benefício sem igual que o programa tem. Com isso, praticamente todas as primeiras colocadas no ONB já foram concluídas e estamos agora finalizando os projetos para dar ordem de serviço das segundas colocadas”, completou o prefeito.

José Sebastião Almeida, de 72 anos, mora no Conjunto Laura Catarino, na Rua Armando Tavares, há 40 anos. Segundo ele, para alcançar vias importantes da cidade como a Rótula do Abacaxi e a Bonocô, precisa se deslocar respectivamente por 4 km ou 5 km. “Agora, a gente vai rodar apenas 600 metros e pronto, tá tudo certo. Ou seja, a população vai ter mais facilidade. Todos nós ganhamos qualidade de vida com isso, reduzindo o tempo de viagem para o trabalho. Essa obra vai valorizar os nossos imóveis, vai trazer mais comércio para cá, vai ser muito melhor”, disse.

Projeto – Atualmente, o terreno por onde percorrerá a nova via está situado no fundo de edificações e de lotes residenciais, sem uso público. A área possui desníveis, estrada irregular e canal aberto. Será necessário, portanto, a realização de cortes e aterros para a adequação viária da pista de tráfego de veículos, assim como proteções de taludes.

Parte do terreno, inclusive, pertencia ao Exército Brasileiro, sendo ocupado por uma Vila Militar. Segundo o titular da Seinfra, Luiz Carlos, foi preciso uma série de negociações para viabilizar a obra. “Estabelecemos um diálogo com o Exército para fazer um acordo. Depois da autorização, fizemos um projeto que teve um valor alto para o município. Tivemos que refazer o projeto para que ele se tornasse viável financeiramente. Insistimos muito justamente para fazer jus ao pedido do Ouvindo o Nosso Bairro”, explicou.

“Essa é uma via que vai desafogar bastante as ruas existentes na Vila Laura e que vai fazer a conexão com a Rua Luís Negreiro. De lá, a pessoa pode virar à direita e ir à Bonocô ou à esquerda e ir à Rótula do Abacaxi. Portanto, a Prefeitura está dando novas alternativas para os moradores. De 2021 para cá, já fizemos 32 km de novas vias em Salvador, tanto de vias abertas, como essa, como de requalificação”, acrescentou Luiz Carlos.

Para a execução do projeto, será feita toda a adequação de calçada junto à via, prevalecendo o conforto ambiental e mantendo a vegetação natural existente. Além disso, os serviços englobarão implantação de drenagem, pavimentação asfáltica, revestimento do canal e instalação de iluminação em LED. O prazo para conclusão da obra é de cinco meses.

Em andamento – Para solucionar retenções em áreas de grande demanda de tráfego na capital baiana, a Prefeitura tem em andamento um conjunto de obras de mobilidade. Apenas na região da Rótula do Abacaxi, há três intervenções que beneficiarão motoristas que se deslocam entre o Cabula e as avenidas Barros Reis, Mário Leal Ferreira (Bonocô) e ACM, acabando com gargalos históricos.

No Imbuí, há dois projetos em curso, como a requalificação da Estrada do Curralinho e a nova ligação na Rua dos Colibris. A gestão municipal realiza construções de acessos entre Pau da Lima e a Avenida Gal Costa e da BR-324 até a Mata Escura.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *