23 de fevereiro de 2024
  • :
  • :

Desfile reúne blocos afro e afoxés no Centro de Salvador no próximo dia 25

Desfile reúne blocos afro e afoxés no Centro de Salvador no próximo dia 25

Um desfile de blocos afros e de afoxé percorrerá as ruas do Centro Histórico no próximo dia 25, assim como acontece no Carnaval. Iniciativa inédita da Prefeitura de Salvador, o Desfile Salvador Capital Afro pretende dar protagonismo às entidades e grupos que reforçam a expressão cultural e social da população negra da cidade.

Os cortejos acontecerão das 14h às 22h, com saídas do Pelourinho e da Avenida Sete de Setembro (altura da Casa de Itália) e contarão com os blocos Olodum, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, A Mulherada, Didá, Bloco da Capoeira e Araketu. As apresentações serão realizadas com as bandas percussivas no chão, sem cordas, e com trios elétricos ou pranchões.

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, destacou a importância da iniciativa inédita, que faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, em celebração ao mês da Consciência Negra na cidade mais negra fora de África. “Nos 50 anos de surgimento dos blocos afros, a cidade irá receber um evento para entrar no seu calendário: um desfile completo com protagonismo total das entidades, com um lindo e inédito encontro dos afros e afoxés na Castro Alves”, destacou.

Dinâmica – Do Pelourinho sairá o cortejo de 100 baianas juntamente com os Filhos de Gandhy, A Mulherada, Filhas de Gandhy, Didá e Olodum. Já a Avenida Sete será o ponto de partida para os desfiles do Cortejo Afro, Bloco da Capoeira, Araketu, Malê de Balê, Ilê Aiyê e Muzenza.

Como acontece na maior festa popular do mundo, o tradicional encontro de trios na Praça Castro Alves promete abrilhantar e ser o ponto alto do evento. Por volta das 15h30, está previsto o primeiro encontro, com os Filhos de Gandhy e o Cortejo Afro. Em seguida, os blocos Didá e Malê Debalê também farão a festa conjuntamente na Praça Castro Alves. Em seguida, o local será palco do histórico momento em que Olodum, Ilê Aiyê e Muzenza encerrarão os festejos.

O diretor do bloco Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, parabenizou a iniciativa da Prefeitura e o protagonismo dado aos blocos afro nas ações do mês de novembro. “O Desfile Salvador Capital Afro é uma vitória muito grande para toda a comunidade negra da nossa cidade. Nós, que rodamos o mundo, já vimos diversos eventos para o povo preto serem realizados. Agora, Salvador está mostrando a sua cara preta”, comemorou o líder do bloco afro.

Foto: Sílvio Tito/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *