26 de fevereiro de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Cachoeira promove 4ª Caminhada da luta contra a AIDS e o HIV

Prefeitura de Cachoeira promove 4ª Caminhada da luta contra a AIDS e o HIV

Na sexta-feira (1º), em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização contra a AIDS e HIV, os agentes comunitários do município de Cachoeira, através do Projeto Agente em Ação, promoveram a 4ª Caminhada da luta contra a AIDS e o HIV pelas ruas da cidade. A concentração ocorreu na Unidade de Saúde Aristides Novis, na Rua da Feira.

Na ocasião, os agentes realizaram também uma palestra sobre a temática, além da distribuição de preservativos e panfletos, e testes rápidos na Unidade Móvel, que foi instalada na Feira Livre.

“A Secretaria de Saúde da nossa gestão, através dos agentes comunitários, desenvolveu ações relevantes para a população. É importante que estejamos atentos sobre a importância de conscientizar a todos sobre a AIDS e o HIV. Embora, o Brasil tenha registrado queda de óbitos, o Ministério da Saúde aponta que cerca de 30 pessoas morreram de AIDS por dia no ano passado. A conscientização e a prevenção são os melhores caminhos contra o vírus”, disse a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).

Dados

O novo Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS do Ministério da Saúde registou que, em 2022, houve 10.994 óbitos tendo o HIV ou AIDS como causa básica, 8,5% menos do que os 12.019 óbitos registrados em 2012. 61,7% dos óbitos foram entre pessoas negras (47% em pardos e 14,7% em pretos) e 35,6% entre brancos.

Estima-se que, atualmente, um milhão de pessoas vivam com HIV no Brasil. Desse total, 650 mil são do sexo masculino e 350 mil do sexo feminino.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *