23 de fevereiro de 2024
  • :
  • :

Arquidiocese de Salvador inscreve para Concurso de Presépios

Arquidiocese de Salvador inscreve para Concurso de Presépios

Para celebrar o nascimento do Menino Jesus, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através da Pastoral da Comunicação (Pascom), e em parceria com o Santuário Santa Dulce dos Pobres e com a Pastoral Arquidiocesana da Cultura, está com inscrições abertas para mais uma edição do Concurso Arquidiocesano de Presépios. Sejam simples ou criativos, os presépios demonstram a certeza do cristão para esta época do ano: a centralidade do Natal está em Jesus; e este ano os cristãos têm um motivo a mais para montar essa representação: são 800 anos do primeiro presépio, montado por São Francisco de Assis.

Para participar, o interessado deve realizar a inscrição até o dia 15 de dezembro, escolhendo uma das três categorias: Residencial, Paroquial ou Institucional. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas da seguinte maneira: o interessado deve acessar o site www.arquidiocesesalvador.org.br, clicar no banner “Concurso de Presépios 2023”, conferir o regulamento, preencher os dados e anexar três fotos do presépio montado. É importante ressaltar que as fotografias não poderão conter quaisquer informações que identifiquem o autor do presépio, como por exemplo: nome, imagem ou logomarcas.

Para cada categoria só será aceita a inscrição de um presépio por concorrente, instalado em residências, comunidades e instituições situadas nas cidades que compõem a Arquidiocese de Salvador (Itaparica, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz). O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro no site da Arquidiocese de Salvador e a premiação ocorrerá no dia 20, durante a Santa Missa que será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, às 8h30, no Santuário Santa Dulce dos Pobres. Para outras informações, os interessados devem entrar em contato com a Pascom através do e-mail contato@arquidiocesesalvador.org.br

É importante ressaltar que, além de celebrar o nascimento do Menino Jesus, o Concurso de Presépios da Arquidiocese de Salvador tem como objetivo estimular a construção de presépios, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal. Assim, é necessário montar o presépio, que deverá ficar exposto até o dia 6 de janeiro de 2024 (Festa de Reis).

O que é um presépio?

O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo. Também na Bahia a tradição é grande, como herança da nossa história cristã e católica.

O regulamento está disponível em: https://arquidiocesesalvador.org.br/concurso-arquidiocesano-de-presepios-2023/.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *