5 de maio de 2024
  • :
  • :

Faeb, Senar, Seagri e Adab se reúnem para tratar da seca que atinge a Bahia

Faeb, Senar, Seagri e Adab se reúnem para tratar da seca que atinge a Bahia

A seca que atinge a Bahia foi pauta de reunião entre Faeb, Senar, Seagri e Adab, nesta segunda-feira (11), na sede da Federação da Agricultura, no bairro do Comércio, em Salvador. Preocupados com os efeitos do fenômeno El Niño, os dirigentes discutiram a implantação de uma força-tarefa para adoção de medidas urgentes a fim de minimizar os prejuízos na agricultura e, sobretudo, na pecuária, cadeia produtiva mais atingida até o momento.

Dados oficiais anunciados no encontro apontam que já passam de 107 mil animais mortos devido à estiagem em várias regiões do estado. Na agricultura, algumas culturas também foram atingidas e já há indicação de replantio. Mais de 130 municípios baianos já decretaram estado de emergência por causa da falta de chuva.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou que a situação é grave e merece a atenção dos governos municipais, estadual e federal em uma atuação conjunta e imediata. “Não podemos esperar para tomar uma atitude, precisamos atuar em parceria, com ações de curto prazo, visando minimizar os prejuízos dos produtores rurais baianos”, disse, ao colocar à disposição a estrutura da instituição que conta com mais de 1400 técnicos de campo e ações em todo território baiano.

O secretário de Agricultura do Estado, Wallison Tum, pediu o apoio do Sistema Faeb/Senar, para conseguir levar as ações ao maior número de municípios. “Somos deficientes em mão de obra e por isso gostaríamos de contar com a capilaridade do Sistema para reduzir os danos”, ponderou.

Miranda ressaltou a necessidade de envolver outros entes, como UPB e instituições financeiras. Esta semana eles vão à Brasília e já incluíram a seca na agenda com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Também participaram da reunião o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz; o diretor de defesa Sanitária Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola; o diretor da Faeb, Rui Dias; os superintendentes do Senar Bahia, Carine Magalhães e Edmundo Franco; os gerentes do Senar Bahia, Daniela Lago e Gabriel Menezes; a gerente da Faeb, Fernanda Fernandes; e o assessor da presidência, Adauto Liberato.

Foto: Divulgação/Faeb




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *