23 de fevereiro de 2024
  • :
  • :

Salvador terá Tríduo, Missas e procissões para Bom Jesus dos Navegantes

Salvador terá Tríduo, Missas e procissões para Bom Jesus dos Navegantes

Com o tema “Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem: família, oração e missão“, os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, já se preparam para as homenagens que são realizadas, tradicionalmente, há mais de 200 anos, entre o final de um ano e o início do outro. A abertura dos festejos será no dia 27 de dezembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem, Salvador), começando com a alvorada, às 6h, que será seguida do hasteamento da bandeira da Devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes, às 7h; Oração, às 7h30, e lavagem do templo.

Também no dia 27, às 19h, os fiéis participarão da Santa Missa pelos paroquianos, por todas as famílias do mundo inteiro, de modo especial por aquelas que residem na Península de Itapagipe, onde está localizada a paróquia. Já de 28 a 30 de dezembro, também às 19h, haverá o tríduo preparatório, sendo que a cada noite os fiéis refletirão sobre um subtema: “Bom Jesus dos Navegantes nos convida a amar a família, que é a esperança do mundo” (1ª noite); “Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, modelo oração” (2ª noite) e “Bom Jesus dos Navegantes é a plenitude da nossa missão“ (3ª noite).

No último dia do ano de 2023, portanto em 31 de dezembro, a Galeota que conduzirá a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes descerá ao mar às 9h. Já às 15h, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa de embarque, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A previsão é que às 16h tenha início o translado da imagem que, após ser colocada na Galeota, será conduzida, em procissão marítima, até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro Comércio, em Salvador.

No dia seguinte, 1º de janeiro de 2024, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a Santa Missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Por volta das 10h terá início a procissão terrestre, saindo da Basílica e seguindo até o píer da Capitania dos Portos, local onde se dará o novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na Galeota.

Enquanto os fiéis que estiverem na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia estiverem participando da Missa, aqueles que estiverem na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem também participarão de Celebrações Eucarísticas, sendo a primeira às 9h30 (pelo descanso eterno de todos os devotos, benfeitores da Devoção e paroquianos) e a segunda terá início às 10h30 (pelo êxito da festa, pela saúde de todos os devotos e benfeitores, também por um ano novo com saúde, paz, amor e união entre as pessoas).

Por volta das 12h a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes chegará à Ponta do Humaitá e encontrará, mais uma vez, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Em procissão terrestre, as imagens da Mãe e do Filho serão conduzidas até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Os festejos serão encerrados no dia 7 de janeiro, quando os devotos se encontrarão na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, às 15h30, para a recitação do Terço, que será seguida de Santa Missa, às 16h. Por volta das 17h30 haverá mais uma procissão terrestre.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *