23 de fevereiro de 2024
  • :
  • :

Dorival Júnior é apresentado como novo treinador da Seleção Brasileira

Dorival Júnior é apresentado como novo treinador da Seleção Brasileira

Dorival Júnior é o novo treinador da Seleção Brasileira Masculina. O técnico foi apresentado nesta quarta-feira (9) pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em cerimônia na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Dorival vai comandar o time a partir dos amistosos em março diante de Espanha e Inglaterra. Ele também terá pela frente os desafios com a equipe na Copa América e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

“É uma satisfação, estou sinceramente emocionado, depois de tudo que eu vivi, de tudo que eu passei”, afirmou Dorival Júnior, na abertura do seu pronunciamento aos jornalistas.

“Estou aqui para fazer a primeira convocação: a do torcedor brasileiro. Que acredite mais na seleção, que viva mais a seleção”, acrescentou

TRAJETÓRIA

Campeão das duas últimas edições da Copa do Brasil (São Paulo, em 2023, e Flamengo, em 2022), Dorival chega ao comando da Seleção Brasileira com mais de 20 anos de experiência como treinador. Ele conquistou também a Libertadores em 2022 pelo Flamengo, a Recopa Sul-Americana em 2011 pelo Internacional e a Copa do Brasil em 2010 pelo Santos.

Seu primeiro trabalho como técnico aconteceu em 2002 na Ferroviária, clube que o revelou para o futebol durante seus tempos de atleta. Depois, passou pelo Figueirense, onde ganhou o Campeonato Catarinense de 2004, seu primeiro título como treinador.

Em seguida, comandou Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, São Caetano, Cruzeiro e Coritiba até chegar ao Vasco da Gama e vencer seu primeiro título nacional: a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. Com a conquista, Dorival foi contratado pelo Santos, que se sagrou campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil em 2010.

Na sequência, trabalhou no Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Athletico Paranaense e Ceará e voltou a trabalhar em Vasco e Santos.

TÍTULOS DE DORIVAL COMO TREINADOR

2004: Campeonato Catarinense – Figueirense
2005: Campeonato Cearense – Fortaleza
2006: Campeonato Pernambucano – Sport
2008: Campeonato Paranaense – Coritiba
2009: Campeonato Brasileiro Série B – Vasco da Gama
2010: Campeonato Paulista e Copa do Brasil – Santos
2011: Recopa Sul-Americana – Internacional
2012: Campeonato Gaúcho – Internacional
2016: Campeonato Paulista – Santos
2020: Campeonato Paranaense – Athletico Paranaense
2022: Copa do Brasil e Copa Libertadores da América – Flamengo
2023: Copa do Brasil – São Paulo

CARREIRA COMO JOGADOR

Dorival começou sua carreira profissional na Ferroviária, time em que cultivou seu amor pelo esporte desde criança por acompanhar seu pai, que trabalhava na equipe Grená.

Apelidado apenas de Júnior, ele atuava como volante e defendeu 12 clubes, incluindo Palmeiras, Grêmio, Juventude e Coritiba, além de equipes de Santa Catarina e do interior de São Paulo.

Entre suas conquistas estão o Campeonato Brasileiro Série B de 1994 pelo Juventude, o Campeonato Gaúcho de 1993 pelo Grêmio e o Catarinense de 1987 com a camisa do Joinville.

Foto: Divulgação/CBF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *