19 de maio de 2024
  • :
  • :

No Dia dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis, categoria cobra valorização na Bahia

No Dia dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis, categoria cobra valorização na Bahia

Os trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia têm uma data para celebrar o seu dia: 21 de janeiro. O ex-governador Rui Costa (PT) sancionou, em 2015, projeto de lei de autoria do deputado estadual Raimundo Nonato – Bobô (PCdoB), transformando-o na Lei nº 13.455/2015. Pela lei, são considerados profissionais de postos de combustíveis o pessoal de escritório, supervisor de loja, funcionários das lojas de conveniência, lubrificador, frentista ou operador de bomba ou pista, vigia e servente, lavador e enxugador, caixa de pista, chefe de pista, gerente e supervisor geral.

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (SINPOSBA) acompanharam as discussões do projeto, na Assembleia Legislativa, até virar lei. “Saudamos a iniciativa de Bobó e lembramos que a luta pelo reconhecimento social da nossa categoria é antiga. Agora temos data para celebrar a profissão,” afirmou Antônio José dos Santos, presidente do SINPOSBA.

Para a diretoria do SINPOSBA, a segurança e qualidade de vida do trabalhador e trabalhadora precisam receber melhor atenção em todo o estado da Bahia por parte dos empresários do setor. O sindicato defende a qualificação da mão-de-obra através da educação e treinamentos, aplicação dos estudos técnicos do uso correto dos produtos químicos e seus efeitos na saúde de homens e mulheres, para que se estabeleça o melhor caminho para construir um ambiente ideal para suas atividades.

*Lutas*

“Vamos nos juntar a demais sindicatos, centrais sindicais, órgão e entidades de classe judiciárias e instituições contrárias para barrar os absurdos que ainda imperam na legislação trabalhista. Mobilizados, lutando e buscando apoio e promovendo ações contra o self-service nos postos, que retiram nossos empregos. Lutamos por salário justo e respeito à nossa jornada de trabalho, aos domingos trabalhados, aposentadoria especial, cesta-básica, vale alimentação e plano de saúde. Porque só com luta vamos alcançar valorização e melhores condições de trabalho para nossa categoria”, afirma a diretoria do SINPOSBA.

História

A data escolhida para comemorar o Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Postos de Combustíveis da Bahia está ligado à história do petróleo no Brasil, que começou na Bahia. No dia 21 de janeiro de 1939 o petróleo começou a jorrar na coluna de perfuração do poço no bairro do Lobato, em Salvador. Com a descoberta do petróleo, o Brasil implementa um novo rumo na economia, surgindo os primeiros postos de gasolina os trabalhadores para exercerem a função de “bombeiros”, por conta das bombas de gasolina.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *