28 de abril de 2024
  • :
  • :

Cachoeira pode se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade

Cachoeira pode se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade

Entre as atividades de comemorações dos 187 anos de elevação de Cachoeira a categoria de cidade, foi realizado nesta quarta-feira (13), o Ato de Solicitação de Inscrição do município como Patrimônio da Humanidade, na Igreja da Ordem III do Carmo.

Na ocasião, um ofício que solicita a elaboração de um dossiê para o reconhecimento de Cachoeira como Patrimônio Mundial foi entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Souza, o ato público teve o objetivo de sensibilizar às autoridades e órgãos responsáveis da importância de Cachoeira e seu mérito para que ela possa ser reconhecida mundialmente como Patrimônio Cultural.

“Cachoeira está requisitando de volta o seu protagonismo nacional e mundial. Nossa cidade contribuiu muito para o desenvolvimento do Brasil, e até da América Latina. Esperamos que a UNESCO decida se Cachoeira se torna Patrimônio Cultural da Humanidade ou não, mas sabemos que a nossa cidade tem motivos mais que suficientes para essa conquista, tanto pela sua riqueza arquitetônica, quanto pela sua riqueza cultural e imaterial”, avaliou Marcelo Souza.

Para o gestor da pasta de Cultura, o município de Cachoeira tem elementos que a qualificam para receber o título, como por exemplo, “a Irmandade da Boa Morte, que atrai milhões de turistas todo ano no mês de agosto. Além disso, a cidade abriga uma das principais obras arquitetônicas feita pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro II, que é a Ponte Dom Pedro II, dada de presente para a nossa cidade. Ia para o Egito, mas o Imperador nos presenteou. Cachoeira é um museu a céu aberto. Por isso, e por tantos outros motivos, Cachoeira merece e deve se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade”, disse Marcelo Souza.

“Cachoeira tem sim méritos para se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade. Ficamos agora na torcida para que a UNESCO reconheça o potencial do nosso município. Afinal, este título seria muito importante para a população cachoeirana”, afirmou a prefeita Eliana Gonzaga (PT).

Se Cachoeira conquistar o Título, ela se juntará a locais como o Centro Histórico de Salvador (reconhecido em 1985) e o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco (reconhecido em 1968).

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *