21 de julho de 2024
  • :
  • :

Ações solidárias de produtores rurais já beneficiaram mais de 230 mil pessoas no Oeste Baiano

Ações solidárias de produtores rurais já beneficiaram mais de 230 mil pessoas no Oeste Baiano

O Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), idealizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), já beneficiou mais de 230 mil pessoas no Oeste do estado, com investimento superior a R$14 milhões. Em 17 anos de história, o Fundesis lançou 12 editais e já aprovou 287 projetos nas áreas de inclusão social e digital, cultura, esporte, saúde, agricultura familiar, empreendedorismo, sustentabilidade, geração de emprego e renda, dentre outros.

Foram beneficiados projetos e iniciativas de 18 municípios: Angical, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Baianópolis, Buritirama, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santana, São Desidério, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Santa Rita de Cássia e Tabocas do Brejo Velho.

Desde a sua fundação em 2006, o Fundesis tem sido um exemplo de como a iniciativa privada pode impulsionar o progresso social. Idealizado por produtores rurais associados à Aiba, em colaboração com o Banco do Nordeste (BNB), o Fundesis tem desempenhado um papel essencial na transformação positiva das comunidades locais do Oeste baiano.

Através de editais, as doações espontâneas ao Fundesis oferecem apoio financeiro a projetos de instituições sem fins lucrativos, abrangendo uma variedade de áreas, desde educação até desenvolvimento comunitário e sustentabilidade ambiental. Graças ao compromisso social e à responsabilidade dos agricultores envolvidos, milhares de pessoas têm experimentado importantes melhorias em suas vidas.

“Agradeço aos associados da Aiba e ao produtor rural que faz a sua contribuição para que tenhamos sucesso na nossa jornada junto ao Fundesis. Aquele percentual doado pelo produtor se transforma em obras importantes. Sem essa união nada disso poderia ser realizado. A nossa gratidão a todos os colaboradores, agricultores e envolvidos nesse processo”, declara o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Com o intuito de arrecadar mais recursos para contribuir com as entidades contempladas em futuros editais, em 2021 o fundo firmou parceria com a Cooperativa de Crédito Sicredi para atuar em diversos setores da economia. “Para nós do Sicredi, que estamos presentes no Mato Grosso, Tocantins e aqui no Oeste da Bahia, é uma satisfação poder participar da realização de sonhos e contribuir com a comunidade. Agradeço também a todos os associados do Sicredi pelos quais poderemos ajudar nesse trabalho”, disse Ivanir Pradella, conselheira do Conselho de Administração do Sicredi União (MS), (TO) e Oeste da Bahia.

Funcionamento – No momento em que ocorrem as operações de custeio da safra, os recursos são captados e repassados por produtores rurais, através do Banco do Nordeste ou da Cooperativa de Crédito Sicredi, e destinados a custear os projetos que concorrem aos editais do Fundesis, sendo analisados e aprovados pelo Conselho Deliberativo.

São recebidas também doações de pessoas físicas ou jurídicas. “Como produtor rural, é gratificante e essencial poder participar das inaugurações do Fundesis e colaborar com este projeto que tem contribuído para transformar vidas e desenvolver projetos sociais no oeste baiano”, ressaltou o produtor rural Wilson Aguiar.

O gerente de Agronegócio do Banco do Nordeste da agência de Correntina, Rodrigo Lopes, ressaltou a parceria entre a instituição financeira e os agricultores. “O BNB tem sido parceiro do Fundesis, por meio do Instituto Aiba que vai ao encontro com a missão do banco, que é atuar como agente de desenvolvimento do Oeste, o que nos motiva a cada vez mais estar junto com nossos clientes parceiros, arrecadando contribuições para dar condições igualitárias para nossa região”, concluiu.

Novo edital – O Fundesis está dando um grande passo em direção ao desenvolvimento sustentável do Oeste baiano com a aprovação de R$2,3 milhões para o edital Nº 01/2024. Com esse investimento, 41 projetos em oito municípios serão apoiados, abrangendo uma variedade de iniciativas que visam melhorar as condições de vida das comunidades locais.

Desde educação até desenvolvimento econômico e ambiental, esses projetos têm o potencial de gerar um impacto positivo e duradouro. “Essa iniciativa demonstra o compromisso contínuo dos produtores rurais em manter o Fundesis, e com isso, incentivar cada vez mais o progresso da região e o bem-estar de seus habitantes”, disse o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *