A Revolta dos Búzios é o tema da Mostra de encerramento da Oficina de Performance Negra do Bando de Teatro Olodum que acontecerá nesta terça-feira (14), às 19h, no Teatro Vila Velha, no Passeio Público de Salvador, com entrada gratuita.
A apresentação reúne 65 jovens que participaram das aulas de teatro, dança, música e memória e identidade, ministradas pelos atores do Bando de Teatro Olodum nos bairros de Alagados e Plataforma, nos meses de junho e julho deste ano.
As aulas da oficina foram baseadas na metodologia do grupo, que em 28 anos de atuação levou aos palcos (e também às telas do cinema e televisão) as formas de resistência da população negra contra o racismo. Esse compartilhamento é uma oportunidade de revelar novos talentos para as artes cênicas e para a performance negra.
História – Em agosto de 1798, uma Revolta popular movimentou a cidade de Salvador. Inspirados pela Revolução Francesa e pelos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os revoltosos queriam liberdade para os negros escravizados e a independência do Brasil dos domínios de Portugal.
A Oficina de Performance Negra do Bando de Teatro Olodum é um projeto contemplado com o edital da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) 2018 – Década Afrodescendente.
Foto: Divulgação