Pensando no conforto da população que pretende fazer as compras de final de ano no comércio do Centro, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai fechar as ruas Getúlio Vargas e Adelina de Sá para o trânsito de carros no dia 23 de dezembro (domingo). A ação visa facilitar a circulação dos transeuntes nas lojas e evitar acidentes, devido ao grande movimento de pessoas nas ruas nesta época.
Às 22h do sábado (22), as vias já serão interditadas pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), sendo disponibilizadas vagas de estacionamento tanto na parte da frente como no fundo do Centro Comercial, na Rua Costa Pinto e no entorno da Praça Abrantes.
O dia sem carros estacionados no centro também será regado por muitas atividades culturais, artísticas e musicais. Para animar a criançada enquanto os pais realizam as compras, serão disponibilizados brinquedos infláveis e pula-pula. “Eu acho que esse é um protótipo extremamente importante de restruturação do comércio do centro, justamente porque hoje existe uma grande apreensão dos empresários por conta da chegada do shopping. Então, precisamos gerar um atrativo a mais e começar a consolidar na cabeça dos lojistas que, se tirarmos o trânsito de carros em datas comemorativas, será melhor para as vendas”, destacou o presidente da ACEC, Alan Lima.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, a ideia é estimular a visita das famílias ao centro, bem como movimentar o comércio. “Faremos o maior shopping aberto da Bahia. Acreditamos no potencial dos lojistas da nossa cidade e precisamos incentivar as vendas e com isso gerar mais emprego e renda”.
Segundo o secretário de Governo (Segov), José Gama, a iniciativa de deixar as ruas livres para a população é um projeto experimental. “Vamos fazer um teste. Caso o resultado seja positivo, tentaremos implantar o dia sem carros estacionados nessas vias, em outras datas de grande fluxo de compras no comércio”, ressaltou.
A ação, que vai ligar a Praça Desembargador Montenegro a Abrantes, vai contar com o apoio das secretarias de Governo (Segov), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Seduc), Cultura (Secult), Infraestrutura (Seinfra), Serviços Públicos (Sesp), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Coordenação de Eventos e Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).