Centenas de manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (17), em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em BrasÃlia, para protestar contra a decisão da Corte de ter definido a Justiça Eleitoral como o foro competente para julgar crimes como corrupção e lavagem de dinheiro quando associados ao caixa 2.
A manifestação começou por volta de 10h. Eles levavam faixas com os dizeres “STF, qual o seu negócio?” e “Quem mandou matar a Lava Jato?”.
Durante a semana, o Supremo foi alvo de ataques nas redes sociais e crÃticas de integrantes da Lava Jato. Na quinta, o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, anunciou a abertura de inquérito criminal para apurar fatos relacionados a notÃcias “falsas”, denúncias caluniosas, ameaças e infrações que atingem a honra de membros do STF e seus familiares.
No Senado, a CPI da “Lava Toga”, que mira no chamado “ativismo judiciário” de ministros de cortes superiores, conseguiu na sexta-feira o número de assinaturas necessárias para ir adiante.
A manifestação foi organizada pelas redes sociais e houve atos em diversas capitais, com destaque para São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Salvador.
Manifestação AGORA contra o STF, em BrasÃlia-DF.
#BrasilNasRuas pic.twitter.com/nEw1TIeTuS
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) 17 de março de 2019
Manifestantes de BrasÃlia arremessam papel higiênico no STF como sÃmbolo da necessidade de haver uma limpeza na Suprema Corte onde tem havido decisões contra o combate à corrupção e à impunidade. pic.twitter.com/e1C7eXNBjm
— Vem Pra Rua Brasil (@VemPraRua_br) 17 de março de 2019
Foto: Reprodução do Twitter