Um acidente ocorrido no domingo (05) causou o vazamento de milhares de litros de óleo diesel de uma carreta-tanque, após um vazamento, no Rio Buranhém, no município de Itabela, no sul da Bahia.
De acordo com informações do Radar64, a população ficou assustada com a coloração da água, semelhante ao sangue. O combustível é do tipo S500, conhecido também como diesel “comum”, que apresenta uma coloração avermelhada, utilizado para abastecer automóveis.
O diesel atingiu apenas afluentes próximos ao local do acidente, segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
“Fizemos uma limpeza da área atingida com mantas de absorção, barreiras de contenção e limpeza do solo contaminado”, explicou uma representante do órgão.
Foram cerca de 40 mil litros de óleo vazados e na terça-feira, 7, técnicos do Inema, Polícia Federal e funcionários de uma empresa de emergência química ambiental se reuniram para fazer a limpeza das áreas atingidas. Segundo o Radar64, um trecho do Km 735 da BR-101 ficou interditado por duas horas, causando engarrafamento intenso no local.
O laudo sobre os impactos que podem ser provocados pelo derramamento do óleo ainda não foi concluído e não há informações sobre peixes contaminados ou se a área está interditada para banho.
Foto: Reprodução