19 de abril de 2024
  • :
  • :

Heber Santana alerta para ameaça da importação de bananas do Equador

Heber Santana alerta para ameaça da importação de bananas do Equador

O deputado estadual Heber Santana (PSC), membro efetivo da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa da Bahia, condenou nesta terça-feira (19), a Instrução Normativa nº 46 do Ministério da Agricultura (Mapa), que escancara as portas para a entrada no Brasil da banana do Equador.

“Isso representa um atentado contra o produtor nacional, e coloca em perigo os bananais brasileiros, livres das doenças que infestam os bananais equatorianos”, disse Heber, apoiando a decisão da Comissão de Agricultura de emitir nota de repúdio contra a postura do Mapa.

Heber Santana cobra também uma posição da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), considerando que a Bahia é o segundo maior produtor de banana do Brasil e será muito prejudicada se as pragas existentes no Equador entrarem no Estado. De acordo com Heber Santana e com o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Eduardo Salles, no Equador existem pragas que não são encontradas no Brasil e a importação de bananas daquele país representam iminente risco de contaminação, principalmente pelo vírus do mosaico das brácteas da bananeira (BBrMV), já detectado no Equador. Os bananais brasileiros são livres desse vírus.

Heber Santana analisa que os prejuízos decorrentes da entrada de pragas através da importação de banana do Equador serão incalculáveis, e não apenas de natureza econômica, mas sobretudo de ordem social haja vista que implicará em desemprego e ampliação do êxodo rural.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *