18 de abril de 2024
  • :
  • :

Camaçari: Elinaldo entrega Centro de Artes e Esportes à comunidade dos PHOCs

Camaçari: Elinaldo entrega Centro de Artes e Esportes à comunidade dos PHOCs

“Hoje é dia de celebrar não só a entrega desse equipamento público multiuso, mas as mudanças que essa entrega causará na rotina do bairro, na história da comunidade e na valorização dos imóveis situados na região. A intenção da gestão municipal é elevar a qualidade de vida da população e, sobretudo, a autoestima”, declarou satisfeito o prefeito Elinaldo Araújo durante o pronunciamento na cerimônia de entrega do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – que integra num mesmo espaço físico programas e ações socioculturais, práticas esportivas e de lazer -, na manhã desta sexta-feira (16), no Phoc III.

Na oportunidade, o gestor municipal assinou o Projeto de Lei nº 936 e encaminhou à Câmara de Vereadores para apreciação e deliberação do logradouro público, onde está situado o equipamento, na Avenida Luiz Gonzaga s/n, no bairro Recanto das Árvores, como Praça da Democracia. “Dar essa denominação a este espaço é uma forma de fazer as pessoas entenderem que aqui é, realmente, o lugar de realização da democracia, de instituir o sentimento de pertencimento, de fortalecer os vínculos e de exercer a soberania”, ressaltou o chefe do Executivo.

Inicialmente intitulado de PEC (Praça do Esporte e da Cultura), o CEU está instalado em uma área de 5 mil metros quadrados, que abrigará dois prédios multiuso, em 3 mil metros quadrados de área construída. A estrutura física do espaço conta com quadra poliesportiva coberta, pistas de skate e de caminhada, um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), biblioteca, infocentro, cine teatro com capacidade para 60 pessoas, salas multiúso, anfiteatro, equipamentos de ginástica e playground.

No local, serão executadas políticas públicas integradas nas áreas sociais, de cultura e esporte, além de ações de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, em territórios de alta vulnerabilidade, dentre outras iniciativas.

Segundo a dona de casa, Alessandra Santos, 36, moradora do Phoc há 20 anos, no passado, o local onde hoje abriga a Praça CEU era só um morro abandonado usado para fins diversos, menos para socialização das famílias e promoção da cidadania. “Minha filha está amando esse lugar, desde a hora que chegou não para. Já leu na biblioteca, fez pintura no rosto e não saiu do parque infantil”. A pequena chama-se Iasmin Oliveira e tem 9 anos.

Além da entrega do CEU, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfa), realizou diversos serviços no Recanto das Árvores, a exemplo de recuperação e drenagem no campo de futebol, que fica próximo do equipamento, e pavimentação nas ruas do entorno.

A gestão do espaço será compartilhada estre as secretarias da Cultura (Secult), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

A animação do evento ficou por conta de apresentações de FitDance e percussão. Além da população, que lotou o espaço, prestigiaram a entrega do CEUs demais autoridades dos poderes Legislativo e Executivo.

Fotos: Tiago Pacheco/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *