29 de março de 2024
  • :
  • :

Elinaldo irá ao Rio de Janeiro para tentar impedir fechamento da Fafen

Elinaldo irá ao Rio de Janeiro para tentar impedir fechamento da Fafen

A notícia do fechamento da planta da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia, em Camaçari, anunciado pela Petrobrás na noite de segunda-feira (20), causou grande preocupação no prefeito Elinaldo Araújo. Ele esteve na unidade da Fafen na manhã desta terça, onde se reuniu com o diretor da planta, Wilson Macedo, para se inteirar das questões que levaram a estatal a tomar a decisão de “hibernar” a produção da fábrica instalada no Polo Industrial de Camaçari.

A informação passada pela Petrobrás é que até o final do primeiro semestre desse ano a unidade produtiva de fertilizantes deve encerrar as suas atividades em Camaçari. A decisão, segundo a estatal, se deve às perspectivas de perdas. Em 2017, a Fafen-BA apresentou resultado negativo de cerca de R$ 200 milhões, mesmo tendo implementado ações para otimizar custos, aumentar a produtividade e melhorar o desempenho operacional.

O prefeito Elinaldo Araújo lamentou os acontecimentos que levaram a Petrobrás a decidir pelo fechamento da unidade na Bahia, principalmente por conta das pessoas que ficarão desempregadas com a concretização da decisão da companhia.

“O país vive um momento de crise que afeta vários setores da economia, a indústria não escapou disso e vem enfrentando dificuldades no cenário global que afeta o nosso município a ponto de colocar em risco os empregos das pessoas da cidade”, salientou. A planta de Camaçari tem 251 funcionários diretos e cerca de 400 indiretos.

O prefeito Elinaldo conversou pela manhã com o diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobrás, Jorge Celestino, da sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro. A conversa foi por telefone, mas o prefeito marcou para encontrar com Celestino nesta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro, para tratar diretamente com o executivo sobre a decisão anunciada ontem.

Sessão especial – Após o encontro com o diretor da planta da Fafen de Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo seguiu para a Câmara de Vereadores, onde participou da Sessão Especial que trata do desenvolvimento econômico do município, tendo como tema a indústria de fertilizantes em Camaçari. A Fafen começou suas atividades em Camaçari em 1971.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *