28 de março de 2024
  • :
  • :

Festival da Cidade levará música, esportes e feiras às ruas de Salvador

Festival da Cidade levará música, esportes e feiras às ruas de Salvador

O Festival da Cidade levará atrações para todos os estilos e idades neste domingo (25) às ruas de Salvador. A programação montada pela Prefeitura envolve corrida, atividades de bike, shows musicais, e festival de dança, dentre outras opções. As atividades fazem parte das comemorações pelos 469 anos de fundação da capital baiana.

Corrida comemorativa – A prova Salvador 10 Milhas está marcada para às 6h30, com largadas simultâneas no Rio Vermelho e Igreja da Conceição da Praia, no Comércio. A corrida Salvador 10 Milhas contará com premiação pecuniária para os ganhadores da prova, geral e categorias. A corrida é realizada pela Assessoria Esportiva Jardel Moura e pela Federação Baiana de Atletismo (FBA), com o apoio da Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semtel).

Bike e acessibilidade – Para os amantes de bike, o Festival da Cidade traz duas novidades. A primeira é o Passeio Ciclístico realizado pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), com saída a partir das 8h, do Salvador Shopping, e chegada no Farol da Barra. O objetivo é reunir cerca de 500 ciclistas.

Além disso, o MSVB, em parceria com a Unidade de Políticas para Pessoa com Deficiência (UPCD), Faculdade Maurício de Nassau e apoio da Semtel, realizará o lançamento do Projeto “Bike sem Barreiras Salvador”. O projeto levará para a Ciclofaixa de Turismo e Lazer da Magalhães Neto bicicletas com modelos acessíveis e adaptadas a qualquer pessoa com mobilidade reduzida, a exemplo de deficiência física, visual, paralisia cerebral, deficiências múltiplas ou pouca mobilidade. Para utilizar as “magrelas” não precisa pagar nada e ainda será possível contar com o apoio de profissionais orientadores. As bikes ficam disponíveis das 8h às 12h.

Shows musicais – O domingo será de muita música no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X. O público poderá curtir de graça dos shows da banda Duas Medidas, às 19h, e do cantor Léo Santana, às 21h.

Poesia – Acontece às 13h, no Espaço Cultural Boca de Brasa – Avante, no Bairro da Paz, o Festival de Dança, Música e Poesia. O evento contará também com artesanato e teatro e os três primeiros colocados de cada categoria recebem prêmios. É o momento em que a comunidade poderá prestigiar os artistas locais e, nesse dia, também será intensificado o mapeamento dos artistas da comunidade.

Coreto Hype – Instalado no Parque da Cidade, no Itaigara, o Coreto Hype promete movimentar a Alameda dos Ipês durante todo o fim de semana. A feirinha de economia criativa é aberta ao público e terá atrações para todos os gostos com expositores de gastronomia, moda, decoração e artesanato. Também haverá atrações para as crianças, como contação de histórias e brincadeiras, além de apresentações musicais. No domingo (25), às 15h, o grupo Vitrola Baiana comandará o som da festa. Em seguida, o Forró no Kilo assume o show.

Ruas de Lazer – O bairro do Trobogy recebe o Projeto Ruas de Lazer, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A atração conta com equipamentos esportivos e atividades planejadas por profissionais de educação física. Nos locais, quem participar da atividade, vai encontrar cama elástica, jogos de tabuleiro, futebol, vôlei, basquete, torneios e gincanas. Ou seja, há diversão para toda a família.

Boa Praça – A 9ª edição do projeto Boa Praça traz gastronomia e estandes de moda, além de programação musical no fim de semana. No domingo (25), a diversão começa às 10h com a recreação do Grupo Eureka. Em seguida, é a vez do show Roda de Choro com Elisa Goritzki, Tio Paulinho, Simone Sampaio &The Night Fevers. Para fechar o dia, o axé de Ricardo Chaves, a partir das 18h. O evento acontece na Praça Ana Lúcia Magalhães, final de linha da Pituba.

Exposições – Dentro da programação do Festival da Cidade 2018, três exposições gratuitas em espaços administrados pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vão fazer com que o público conheça um pouco mais sobre a história de Salvador e a relação da capital baiana com outras culturas. Uma delas retorna ao Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro: a Orixás da Bahia.

Criadas pelo artista plástico Alecy Azevedo, com assessoria da ialorixá Mãe Menininha do Gantois, 16 estátuas em tamanho natural de divindades africanas, esculpidas em papel machê, foram dispostas no local. A ideia foi de Elyette Magalhães, então diretora do museu e conhecida por ser mulher de personalidade forte, ideias e visão além do tempo – como exemplo, usava turbantes em plena década de 1970, como maneira de reforçar a ligação com o candomblé. A visitação pode ser feita de quarta a domingo, das 14h às 19h.

Já na Casa do Benin, o público vai conferir a exposição AFÉTO, mostra fotográfica itinerante que vem percorrendo o país. As imagens chamam a atenção para as relações de afeto constituídas dentro dos terreiros de Candomblé, a partir do olhar do fotógrafo Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo.

Além disso, a Exposição Permanente reúne um acervo com objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde partiram os negros que povoaram o Recôncavo, que pertencem, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Localizada no Pelourinho, a Casa do Benin funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A Biblioteca Edgard Santos, na Ribeira, segue em cartaz com a exposição A História de Pedra e Cal – Edificações de Salvador. Em comemoração ao mês de aniversário da cidade, foram selecionados destaques históricos e imagens da época da fundação e de edificações entre os séculos XIX e XX.

A mostra tem como a arquitetura e demonstra, através de fotos e textos, algumas edificações importantes da Rua Chile até a Ribeira. A intenção é despertar o interesse pela literatura histórica da cidade e, além de textos e fotos, estão expostos livros do acervo da própria biblioteca relacionados à evolução física da cidade. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *