19 de abril de 2024
  • :
  • :

Arembepe tem festa da acessibilidade com projeto Para Praia

Arembepe tem festa da acessibilidade com projeto Para Praia

Confirmando o potencial turístico de Arembepe e o investimento da prefeitura em ações de acessibilidade e inclusão, foi realizada neste fim de semana, a II Edição do Projeto Para Praia Camaçari. A atividade, realizada na praia de Arembepe, recebeu, das 8h às 12h, dezenas de pessoas com deficiência em uma estrutura montada na região da Praça dos Coqueiros.

Camaçari é a primeira cidade da Região Metropolitana de Salvador a receber o projeto, que já acontece há seis anos na capital baiana. Em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, o Para Praia oferece uma estrutura completa para banho assistido. A praia foi equipada com tendas de apoio, sombreiro e cadeiras para os acompanhantes, pista de acesso à praia, banheiros especiais, cadeiras flutuantes para os banhos de mar e piscina plástica.

Quem conhece, se apaixona e quer voltar. É o caso de Telma de Jesus Nascimento, moradora do Novo Horizonte. Contemplada com uma cadeira motorizada na última quarta-feira (16), através do Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre), Telma é só elogios e gratidão. “Esse é um projeto que dá oportunidade para as pessoas que não podem vir pra praia. Aqui a recepção foi maravilhosa, estão todos de parabéns; muito atenciosos, nos tratam com igualdade e nos recebem com um sorrisão”, conta.

O dia também foi de redescoberta para Sebastião da Silva, que desde que ficou paraplégico, após um acidente há quatro anos, não vai à praia. O morador do Parque Satélite também estava comemorando duplamente – após receber a doação de uma cadeira de rodas motorizada e por hoje retornar às atividades de lazer. “O banho de mar é uma coisa que você não valoriza até perder o acesso. Mas esse projeto é mais um meio de você voltar a sentir o prazer da vida”, define.

Para quem doa seu tempo e faz o projeto acontecer, a sensação de gratidão é a mesma. “Estou longe dos meus filhos e da minha mulher, dedico a maior parte do meu tempo a esse projeto, mas mesmo passando por grandes empresas e trabalhando com grandes artistas, minha plena realização é esse projeto. É uma atividade que me ensina diariamente”, garante o coordenador do Para Praia, Renato Linhares.

A atividade foi acompanhada pelo secretário de Turismo, Gilvan Souza, e pela coordenadora do Cempre, Clarice Souza. Segundo o secretário, já está em fase de análise um projeto para garantir condições permanentes de acessibilidade nas praias de Camaçari. “Assumimos com o prefeito Elinaldo, o compromisso de devolver a autoestima da população com a nossa Costa, gerando emprego, renda e estimulando o desenvolvimento do turismo. Com o apoio do governo, vamos colocar Camaçari no roteiro do turismo inclusivo e sustentável”, planeja Gilvan.

A Braskem e o Salvador Shopping patrocinam o Para Praia, apoiado pela Cetrel, Itmov, Citelum e conta com o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina. O deslocamento dos cadeirantes da sede de Camaçari e da Cetrel foi facilitado através de uma parceria entre a União das Pessoas com Deficiência de Camaçari (UDEC), Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (CMPD) e da cooperativa de transportes COOASTAC.

Foto: Victor Matos/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *