30 de março de 2024
  • :
  • :

Defesa Civil realiza ação de conscientização em Jauá

Defesa Civil realiza ação de conscientização em Jauá

Com panfletos informativos em mãos, uma equipe da Defesa Civil de Camaçari visitou, na tarde desta quarta-feira (23), condomínios em Jauá, na Costa, para realizar uma ação de conscientização, em relação a prevenção de incêndios florestais e em vegetações. A ideia é chamar a atenção da população, para os danos ambientais causados, na maioria das vezes, pela ação do homem.

No verão, quando o clima fica mais quente e seco, a atenção deve ser redobrada. “Estamos em alta estação e precisamos ficar atentos para pequenas atitudes, como a limpeza dos quintais, por exemplo. Se as pessoas não jogam o material orgânico ou inflamável no lugar correto para que o carro de coleta possa pegar, acabam queimando e o fogo fugindo do controle. Vale ressaltar que a lei não permite que se toque fogo em área urbana e nem em zona rural”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares.

Jauá foi o primeiro local escolhido pelo órgão, devido à ocorrência de um incêndio de grande proporção que aconteceu na última segunda-feira (21), quando foi preciso a ajuda do Corpo de Bombeiros e de uma equipe de mais de 15 pessoas. Foram utilizados 36 mil litros de água para debelar o fogo, que iniciou na mata e que por pouco não atingiu algumas casas. Além de animais mortos, algumas pessoas passaram mal ao inalar fumaça.

A administradora Luzinara Oliveira, que tem uma casa no condomínio, ajudou a equipe a apagar o incêndio e acredita que a orientação é uma boa alternativa pra evitar novos casos. “Eu moro aqui há muito tempo e nunca vi nenhuma gestão ir nas casas e chamar a atenção da população sobre como proceder e evitar incêndios. Acho super válido e a prefeitura está de parabéns”, destacou.

Foi aplicado ainda, nas residências visitadas, um questionário com dicas de prevenção. “Muitos moradores não sabem como se comportar mediante uma situação de perigo, que envolve fogo. Agora, com essa informação, já sabemos o que fazer e quem procurar. Isso é muito importante”, pontuou a dona de casa, Suzana Santana.

A ação de conscientização realizada pela Defesa Civil é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Na programação, com data ainda a definir, as localidades de Arembepe, Guarajuba, Itacimirim e Barra do Jacuípe também serão visitadas.

Dicas de prevenção:

– Não lançar bitucas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão;
– Evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos;
– Não jogar vidros ou outro tipo de lixo em lugares proibidos;
– Não realizar queima e lixos, isso pode propagar um incêndio.

Em caso de emergência ligar para:

Defesa Civil: 199 / (71) 3622-755
Bombeiro Militar: 193
Policia Militar: 190

Foto: Victor Matos/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *