25 de abril de 2024
  • :
  • :

Pedro Tavares responsabiliza a Embasa por crise hídrica em Ubaíra

Pedro Tavares responsabiliza a Embasa por crise hídrica em Ubaíra

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (19), o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), criticou a falta de planejamento da Embasa para conter a crise hídrica que atinge a cidade de Ubaíra, no Centro Sul da Bahia.

O parlamentar lembrou que a Empresa já havia sido alertada sobre a possível redução no nível da barragem, portanto poderia ter apresentado anteriormente, um estudo preliminar com ações para evitar que a crise chegasse ao município.

“A Embasa vem sendo avisada que a barragem que abastece o município estava secando desde 2013. Isso foi conversado durante a gestão municipal anterior e pelo prefeito atual, que vem relatando o problema nos últimos três anos. Diante disso será que a Embasa não poderia ter previsto que no futuro isso aconteceria? Será que não poderia ter apresentado um plano com possíveis soluções?”questionou o deputado.

Segundo Tavares, infelizmente a Embasa esperou a situação se agravar para depois tomar as providências. “Esperaram o leite derramar para depois buscar uma saída. Está claro que houve uma omissão do Governo do Estado em relação à iminência da crise”, afirmou.

O deputado cobrou a Embasa celeridade nas medidas emergenciais e alternativas para que o problema não volte a acontecer, pois o sofrimento na cidade é muito grande.

“Grande parte da população está sem água nas torneiras, sem poder cozinhar e realizar outras atividades domésticas. Eu quero pedir que a Embasa apresente para a comunidade de Ubaíra o que pode ser feito agora e futuramente para que a população não sofra mais desse jeito, pois o serviço de água não é gratuito. A população paga muito caro pelo serviço.A Embasa não deveria ter deixado essa crise chegar até o consumidor final”, lamentou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *