No último duelo das quartas de final da Copa América, Uruguai e Peru se encontram neste sábado (29), à s 16h (horário de BrasÃlia) na Arena Fonte Nova em Salvador, para definição do quarto semifinalista da competição continental. O vencedor da partida vai encarar o Chile, atual bicampeão da competição, que ontem eliminou a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4.
Os uruguaios, que terminaram na 1ª colocação do grupo C com sete pontos, após vitórias contra Equador e Chile e empate frente ao Japão, encaram a equipe peruana, apenas a 3ª colocada do grupo A com quatro pontos, depois de derrota para o Brasil, empate com a Venezuela e vitória contra a BolÃvia.
O Uruguai conta com apenas um desfalque para o confronto do sábado, o meia Vecino, da Internazionale, que se lesionou na partida contra o Equador e está fora da Copa América. Já o volante do Arsenal Torreira, se recuperou de problema fÃsico, mas ainda não começará entre os 11 titulares do técnico Óscar Tabárez.
No lado do Peru, além da troca entre Flores e Farfan, cortado do torneio devido a lesão no joelho, Gareca deverá promover mais duas mudanças na equipe: o zagueiro Zambrano, recuperado de lesão, entra no lugar de Abram, enquanto o meia Carrillo pega o lugar de Pollo.
Na história do confronto, as equipes se enfrentaram 65 vezes, com 36 vitórias uruguaias, 16 peruanas e 13 empates. Na Copa América, as equipes se encontraram em 20 confrontos, também com superioridade dos uruguaios: 12 vitórias para os bicampeões do mundo, além de seis derrotas e dois empates.
O último encontro entre as equipes no torneio sul-americano foi na edição de 2011, Argentina, nas semifinais. O Uruguai saiu vencedor por 2 a 0, com dois gols de Luis Suárez, e seguiu para vencer o tÃtulo contra o Paraguai na decisão.