27 de abril de 2024
  • :
  • :

Conservador Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido

Conservador Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido

Confirmando o favoritismo, o ex-prefeito de Londres, ex-chanceler e ardoroso partidário de um Brexit a qualquer custo Boris Johnson foi eleito nesta terça-feira (23) novo líder do Partido Conservador britânico e, consequentemente, sucessor de Theresa May como primeiro-ministro do Reino Unido. Com 92.153 dos 160 mil votos dos filiados do partido, Johnson derrotou o chanceler Jeremy Hunt na disputa interna e tomará posse amanhã, após audiência com a rainha Elizabeth II.

Com 66,3% dos votos, Johnson herda um partido governante e um país divididos, em uma crise em parte provocada por ele próprio, ao liderar uma ala dos conservadores que se opôs a qualquer acordo de transição para a saída da União Europeia que mantivesse vínculos entre o Reino Unido e o bloco.

O fracasso de May , que renunciou após falhar três vezes em aprovar no Parlamento o acordo que negociou com a UE, aprofundou essas divisões. A tendência é que elas se acentuem ainda mais conforme se aproxima do dia 31 de outubro, prazo que o Reino Unido tem para deixar a União Europeia, na qual ingressou em 1973.

Em um breve discurso logo após o anúncio oficial de sua vitória feito pelo presidente do Partido Conservador, Brandon Lewis, Johnson afirmou que pretende “energizar o país e garantir o Brexit no dia 31 de outubro”. Ele reforçou sua oposição a Jeremy Corbyn, líder da oposição trabalhista, que se posicionou em favor de um novo referendo sobre a saída do bloco europeu.

“Nós vamos entregar o Brexit e derrotar o trabalhista Jeremy Corbyn”, disse Johnson.

Ele agradeceu a sua antecessora Theresa May, que sempre criticou, reconheceu que haverá questionamentos sobre sua eleição, mas afirmou que os britânicos “não estão assustados” com o Brexit, que foi decidido em um referendo em 2016, por 52% a 48% dos votos.

“Vocês parecem assustados? Vocês se sentem assustados? Eu não acho que vocês pareçam assustados”, disse ele a integrantes do partido reunidos no Centro de Conferências Rainha Elizabeth.

Amanhã, após ser empossado pela rainha, Johnson se dirigirá a residência oficial do primeiro-ministro, no número 10 da Downing Street, onde começará a montar seu gabinete.

Sua escolha, entretanto, é tão polarizadora que diversos ministros do Gabinete de May,como Philip Hammond, da pasta das Finanças, declararam que pretendiam renunciar ou se demitir caso sua vitória fosse confirmada, juntando-se a um crescente exército de rebeldes que estão determinados a lutar para impedir um Brexit não negociado . Opositores no Partido Conservador não descartam nem aderir a uma moção de censura para derrubar Johnson.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *