28 de março de 2024
  • :
  • :

Barra ganha Base de Segurança da Guarda Municipal com câmeras de monitoramento

Barra ganha Base de Segurança da Guarda Municipal com câmeras de monitoramento

Um dos bairros mais visitados por soteropolitanos e turistas, sobretudo nos finais de semana, a Barra ganhou um reforço na segurança neste sábado (21), com a inauguração de uma base da Guarda Civil Municipal (GCM). O equipamento, que vai funcionar 24 horas por dia, conta com uma central de monitoramento equipada com 25 câmeras, e está localizado na Avenida Oceânica, na transversal com a Rua Dias D´Ávila. 

A abertura da nova base aconteceu após o prefeito ACM Neto participar do projeto Tô na Área, realizado hoje no Lobato, no Subúrbio. O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura, Maurício Lima, também participou da inauguração do equipamento na Barra, que funciona ainda como centro de apoio ao turística. 

“O videomonitoramento era uma demanda antiga dos comerciantes, empresários, moradores e pessoas que atuam ou visitam a Barra. Agora, com essa base, serão 25 câmeras fazendo o monitoramento em tempo real. E mais: a base vai funcionar em parceria com a Polícia Militar, garantindo a segurança> Essa é mais uma ação nesse processo de requalificação do bairro iniciado em 2013 pela Prefeitura”, disse ACM Neto. 

Estrutura – Na base de segurança, será possível buscar informações da região e da cidade, registrar boletim de ocorrências online, através do sistema da Secretaria de Segurança Pública (SSP), além da identificação de crianças perdidas. Os agentes de plantão também farão patrulhamento ciclístico.

O novo equipamento conta ainda com motos, bicicletas e veículos para realizar patrulhamento preventivo em toda região da Barra. “A partir de agora, os turistas e os baianos terão ainda mais segurança. E os comerciantes poderão trabalhar com muito mais tranquilidade”, declarou Maurício Lima, lembrando ainda que a Guarda disponibilizou um número exclusivo de contato para moradores e frequentadores do bairro: (71) 999930302.

Tô na Área – Um pouco antes de inaugurar a base de segurança na Barra, ACM Neto participou de mais uma edição do programa Tô na Àrea, desta vez no Lobato. Ao lado do vice Bruno Reis, o prefeito caminhou por diversas ruas do bairro vistoriando obras e acompanhando serviços de manutenção.
 
A visita começou pela quadra na Rua Colinas do Sul, onde foram feitos serviços de pintura e manutenção dos alambrados e traves. Depois, o prefeito passou por uma praça que já está sendo revitalizada e outra que fica ao lado da Escola Municipal Eufrosina Miranda, instituição que sediou a Prefeitura-Bairro Itinerante, ofertando serviços como acesso ao Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Primeiro Passo.
 
Balanço – Além das inaugurações e ordens de serviço, o Tô na Área já promoveu 21 ações sociais em diversas comunidades visitadas. Mais de 500 toneladas de lixo foram retiradas das ruas, córregos e encostas. Cerca de 370 toneladas de asfalto foram aplicadas e 400 serviços de manutenção foram feitos no perímetro dos bairros. 

O Tô na Área tem o objetivo de aproximar a gestão municipal às necessidades da população, por meio de visitas às comunidades, realizadas aos finais de semana. Ações integradas são levadas a esses locais, sejam obras, serviços ou programas, em articulação com as diversas secretarias e órgãos municipais, assegurando a participação da comunidade na gestão pública.

Foto: Max Haack/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *