26 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura inicia requalificação do Canal do Paraguari no Subúrbio Ferroviário

Prefeitura inicia requalificação do Canal do Paraguari no Subúrbio Ferroviário

Uma espera dos moradores do Subúrbio Ferroviário que já dura décadas, a requalificação do Canal do Paraguari, em Periperi, teve as obras iniciadas pela Prefeitura nesta quarta-feira (20). A ordem de serviço para início imediato da primeira etapa da intervenção foi assinada na Rua da Glória pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades, lideranças comunitárias e população.

O prefeito lembrou que, desde as primeiras visitas realizadas no local, já havia o sonho dos moradores de que fosse feita uma intervenção ao longo do canal que pudesse promover beleza e um ambiente ainda mais agradável, contribuir para que não se tornasse um depósito de lixo, atenuasse os problemas causados pelo período das chuvas e que trouxesse espaços comuns de convivência, lazer e aproveitamento.

“Esse se tornou um sonho também da Prefeitura em 2013, mas, na ocasião, não havia capacidade de execução, nem projeto de engenharia e nem recurso. Aconteceram muitos contratempos para a realização dessa obra, mas não desistimos. É uma ação que vai mudar a vida dos moradores da região”, afirmou ACM Neto.  

O prefeito ainda ressaltou a importância da ordem de serviço ocorrer em pleno 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. “Estamos na cidade mais negra do Brasil e, aqui, a gente ainda convive com casos de preconceito e discriminação, não apenas na questão do xingamento, mas também em situações como a desigualdade de renumeração e de acesso à educação”, frisou.

“O recado que damos é de que, aqui, não há medo de trabalho e de correr atrás dos sonhos. A nossa consciência contra o preconceito e discriminação, com as políticas públicas afirmativas da atual administração em favor da negritude, que é a essência da nossa cultura, gente e povo, está nos nossos corações não apenas no dia 20 de novembro, mas em todos os dias do ano”, completou o prefeito.

Melhorias – A primeira etapa da requalificação, que atinge uma extensão de 925 metros de rio e tem previsão de duração de oito meses, vai contemplar a implantação de patamares de 2,80m, constituídos por lajes pré-fabricadas em ambos os lados do canal. O local também terá travessias para pedestres sobre o canal a cada 60m de extensão e nova iluminação pública com luminárias em LED.

O entorno do rio será beneficiado com revestimento asfáltico das vias que margeiam o canal e com a construção de um espaço público de convivência e lazer sobre o trecho inicial do canal, com o revestimento em piso intertravado e implantação de pergolados, bancos, paisagismo e acessibilidade. Assim como a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), o Paraguari também ganhará ciclovia e as duas praças da Rua da Glória serão recuperadas.

Com um investimento de R$ 14.728.235,54, oriundos de recursos próprios, a obra será realizada pela BSM com coordenação da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), vinculada à Seinfra.

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Seinfra, Bruno Reis, a licitação para a segunda etapa da requalificação está prevista para ser lançada em dezembro próximo. O projeto prevê barragem de contenção para regular a contribuição das águas que chegam ao canal. As duas etapas totalizam quase R$30 milhões em investimentos.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *