19 de abril de 2024
  • :
  • :

PF desarticula grupo de estelionatários em Irecê, São Gabriel e Canarana

PF desarticula grupo de estelionatários em Irecê, São Gabriel e Canarana

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão nas cidades de Irecê, São Gabriel e Canarana, na manhã desta terça-feira (04), durante a Operação Rasputin.

Com o objetivo de desarticular um grupo de estelionatários, a ação é realizada pela Polícia Federal (PF) junto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária.

O grupo é suspeito de intermediar a obtenção irregular de benefícios previdenciários de segurados especiais rurais. De acordo com a PF, as fraudes investigadas seriam contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mediante ao uso de documentos falsos, falsos testemunhos, além de confecção de instrumentos comprobatórios de negócios jurídicos fictícios, entre outros.

As fraudes propiciavam a obtenção ilícita de benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial rural, a pensão por morte de trabalhador rural, o auxílio doença e o salário maternidade de segurado especial.

Ainda segundo a PF, o prejuízo aos cofres púbicos foi calculado em R$1.234.458,61, relativos apenas a 20 benefícios com constatação de fraude, investigados até agora.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles estelionato previdenciário, associação criminosa, uso de documento falso, falsidade ideológica, além de falsificação de documento público e falso testemunho. As penas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *