18 de abril de 2024
  • :
  • :

Trump comemora confusão em resultado de primária dos Democratas nos EUA

Trump comemora confusão em resultado de primária dos Democratas nos EUA

A confusão na apuração dos votos da primeira rodada das primárias democratas em Iowa levou o presidente americano Donald Trump, republicano que tentará a reeleição em novembro, a se autodeclarar o vencedor da disputa entre os opositores.

“A única pessoa que pode reivindicar uma grande vitória em Iowa na noite passada é ‘Trump'”, tuitou o presidente americano na manhã desta terça-feira, 4/2, quando o atraso na divulgação dos resultados já somava mais de 8 horas.
De acordo com os democratas, o problema aconteceu na hora de contabilizar os apoios em um software adotado pelo partido. Nas redes sociais, uma séries de representantes democratas afirmava não ser capaz de manejar o sistema.

Chamado de caucus, o sistema eleitoral das primárias em Iowa já é complexo de saída: primeiro, cada eleitor aponta seu candidato preferido. Computadas as preferências, todos os pré-candidatos que receberam menos de 15% dos votos são eliminados da disputa e seus eleitores são convidados a votar mais uma vez, escolhendo algum dos pré-candidatos remanescentes.

E assim o processo se repete até que não haja mais nenhum postulante com menos de 15% dos votos. O número de delegados — representantes do partido com direito a voto na convenção nacional em julho — é dividido proporcionalmente entre os vencedores.

Os democratas afirmaram ter encontrado “inconsistências” nas diferentes etapas de votação da primária ontem. E passaram a conferir os resultados mostrados pelo sistema com fotos e anotações manuais de cada local de votação. Ainda na noite de ontem, em nota, eles informaram que não havia ataque de hackers. Dentro das hostes democratas, a acusação foi de que o partido falhou em desenvolver e testar seu sistema de dados.

“Aposto até meu último dólar que o aplicativo usado em Iowa e que falhou não foi desenvolvido internamente e é um aplicativo da web projetado para economizar custos e executar em uma ampla variedade de dispositivos. Também aposto que não há um servidor de back-end real e que ele usa algo como planilhas de Google docs para gerar relatórios”, afirmou a especialista em segurança digital e desenvolvedora de softwares Brianna Wu, candidata democrata à Câmara dos Deputados por Massachusetts.

O caos tecnológico provocou um forte anticlímax entre os democratas. O resultado obtido em Iowa, apenas o trigésimo PIB entre os Estados americanos, não define ainda a indicação democrata, mas é considerado simbólico sobre quem deverá sagrar-se candidato.

“É verdade que, desde 2000, o vencedor em Iowa se tornou o candidato nomeado em 100% das vezes. Este ano é um pouco incomum, no entanto, porque há muito mais postulantes do que vimos nas últimas décadas”, argumenta Samara Klar, professora da Escola de Governo e Política Pública da Universidade do Arizona.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *