23 de abril de 2024
  • :
  • :

Instituto Geográfico e Histórico realiza exposição virtual sobre igrejas de Salvador

Instituto Geográfico e Histórico realiza exposição virtual sobre igrejas de Salvador

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove, até o dia 28, uma exposição virtual sobre as igrejas de Salvador. A mostra “Olhares sobre as igrejas” está disponível no site e no perfil no Instagram da entidade.

As fotos são de autoria do engenheiro e fotógrafo José Spínola e têm legendas descritivas da professora e historiadora Maria Helena Flexor.

“As igrejas de Salvador representam o esplendor do estilo barroco no Brasil. O barroco se caracteriza pela amplificação das dimensões e o excesso de ornamentação. Nasceu para enaltecer Deus e emocionar as pessoas pela forma grandiosa. Alguém já disse: ‘Quanto mais belo, mais se conquista pela fé’”, comentou o fotógrafo.

As fotografias, que integram o livro “Te vejo em todos os olhares, te encontro em todos os lugares”, foram feitas entre 2008 e 2010.

“A demora para fotografar as igrejas, com mais de 400 anos de Salvador, deveu-se ao fato de que muitas delas são cuidadas por famílias e só abrem aos domingos para a missa. Essa característica promove que a população, inclusive religiosos, desconheçam as suas igrejas”, esclareceu Spínola.

Foto: José Spínola/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *