25 de abril de 2024
  • :
  • :

Bruno Reis entrega contenção de encosta para comunidade no Matatu de Brotas

Bruno Reis entrega contenção de encosta para comunidade no Matatu de Brotas

Os moradores da 2ª Travessa Pequeno Saldanha, em Matatu de Brotas, foram beneficiados, nesta segunda-feira (19), com a entrega de uma nova contenção de encosta. A proteção vai trazer mais sossego e tranquilidade às famílias que vivem na localidade, sobretudo em dias de chuva. O equipamento foi entregue em cerimônia simbólica pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos.

Com investimento de R$326 mil em uma área de 32,9m de largura e 4,5m de altura, a intervenção contou com serviços de drenagem, pavimentação com passeio e escadaria em tijolos, além de muros em concreto e de alvenaria de pedra. A construção teve como intuito impermeabilizar o talude que existe no local, evitando erosões, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno.

“Essa obra era um sonho dos moradores daqui. Quando olhamos o antes e o depois desta realização, a gente vê o quanto ela está trazendo proteção, segurança e tranquilidade para as famílias, que agora podem chegar e sair mais fácil de suas casas e, principalmente, ter uma noite de sono tranquila em períodos de chuva. Esse é o objetivo maior da Prefeitura quando realiza contenção ou proteção de encosta”, salientou o Bruno Reis.

Alívio – O relato da moradora Eliana Sacramento, de 39 anos, demonstrou bem a importância da intervenção. Ela contou que há mais de 20 anos a obra vinha sendo solicitada na comunidade. Com o tempo e o desgaste, a passagem chegou a apenas um passo de largura. “Eu andava aqui na beiradinha, segurando na mão de Deus e pedindo para não cair. A situação era bem ruim e causava medo. Até mesmo minha sogra saiu daqui por conta dessa situação. Agora está tudo uma maravilha, só tenho a agradecer à Prefeitura.”

O motorista Geraldo Rodrigues, de 69 anos, comprovou a situação. “Eu não dormia no período de chuva, com medo de deslizamento. Já passei por aqui com alguém segurando minha mão para eu não cair. Agora está ‘filé’”, comentou.

Números – O prefeito também destacou que, em quase 20 dias, choveu em Salvador 405mm – mais do que o previsto para todo o mês de abril, que era de 290mm. Somente em três dias, a precipitação chegou em 280mm. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Salvador possui 1.040 locais de risco, sendo que 46% da população vive próximo a encostas.

“A cidade tem topografia irregular, marcada por vales e declives. Muitas pessoas, por falta de alternativa, constroem casa na encosta. Por isso, a Prefeitura, nos últimos oitos, vem executando uma série de obras preventivas com a finalidade de preservar vidas”, pontuou Bruno Reis.

Desde 2013, a capital baiana ganhou 103 contenções de encostas, totalizando R$116,3 milhões. De acordo com a Seinfra, ainda há oito intervenções do tipo em andamento e mais três a iniciar.

Além de contenções definitivas, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), aplica geomantas – estruturas formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada. Já são mais de 200 áreas de risco alcançadas com essa tecnologia.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *