28 de março de 2024
  • :
  • :

Guarda Municipal vai utilizar drones para vistoriar parques de Salvador

Guarda Municipal vai utilizar drones para vistoriar parques de Salvador

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram, esta semana, de um curso de Operador de Drone. A capacitação foi promovida com o intuito de preparar os agentes para utilização do equipamento, inicialmente no monitoramento dos parques municipais, dando mais eficiência e segurança às ações nesses locais. Na próxima semana, a partir da segunda-feira (7), a ação envolverá agentes do Grupamento de Rondas da Capital (Rondac).

Durante quatro dias, seis agentes lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) receberam a instrução, com total de 40 horas. As aulas abordaram aplicações, regulamentação pertinente, planejamento e segurança de voo, diagrama da aeronave, procedimentos e ferramentas aplicadas a missões reais e aplicativo de voo: diagnóstico e especificações.Todo o curso foi ministrado através da Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu).

O instrutor e também agente Fred Miranda afirmou que a atividade contou com uma ementa abrangente, mostrando que a operação de drones vai além de apenas apertar botões. “Tentamos fazer uma capacitação abordando os conceitos gerais, especificações das aeronaves, limitações, condições favoráveis e sobre como a tecnologia é usada em várias aplicações nos dias de hoje”.

O GCM Anderson Andrade foi um dos alunos da primeira turma. “Foi espetacular e vai ajudar no nosso trabalho ao ampliar a nossa visão. É algo que necessitamos, principalmente nos parques”, pontuou.

Para o supervisor do Gepa, Robson Pires, a capacitação é mais uma ferramenta de trabalho que permitirá aos agentes uma fiscalização mais precisa nos espaços públicos e parques. “A medida vai contribuir para que o cidadão tenha mais segurança”, destacou.

Foto: Ascom/GCM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *