24 de abril de 2024
  • :
  • :

Presidente da ALBA manifesta pesar pelo falecimento do professor Cid Teixeira

Presidente da ALBA manifesta pesar pelo falecimento do professor Cid Teixeira

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, lamentou o falecimento do professor Cid Teixeira, aos 97 anos, nesta terça-feira (21.12), em Salvador. “Amado pelos soteropolitanos e baianos de um modo geral, Cid Teixeira torna-se, a partir de hoje, um personagem importante da nossa História, da qual é, ao mesmo tempo, pesquisador e testemunha”, afirmou Adolfo Menezes.

Cid Teixeira era formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas dedicou a vida docente ao estudo de História, como funcionário do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, onde começou como copista de documentos. Ele foi professor de História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Natural de Ilha de Maré (Salvador), Cid José Teixeira Cavalcanti nasceu em 11 de novembro de 1924.

Em 1944, quatro anos antes da formatura em Direito, iniciou a carreira de professor do ensino secundário e em 1946 foi admitido como professor auxiliar de História da Arte, na Escola de Belas Artes. Ainda no final dos anos 1940, tornou-se livre docente da Universidade da Bahia, consolidando a sua opção pela História.

Cid Teixeira também foi diretor da Fundação Gregório de Mattos, implantou o serviço de Rádio Educação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), exerceu a profissão de jornalista e é reconhecido nacionalmente pelas centenas de artigos publicados em jornais, revistas e vários livros publicados. Em 1992 recebeu a medalha Tomé de Souza da Câmara Municpal de Salvador. A partir de 1993 passou a ocupar a Cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia.

“O nosso professor, imortal e memória da Bahia, Cid Teixeira, também foi homenageado pela Assembleia Legislativa, em 2013, quando recebeu a Comenda 2 de Julho, a nossa mais alta condecoração”, recordou o presidente Adolfo Menezes, ao encaminhar à Mesa Diretora da Casa Moção de Pesar pelo falecimento do Mestre e manifestar sentimentos à família e aos amigos.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *