23 de julho de 2024
  • :
  • :

Em meio a anúncio de Parque Aquático, Costa do Sauípe celebra Dia da Tartaruga Marinha

Em meio a anúncio de Parque Aquático, Costa do Sauípe celebra Dia da Tartaruga Marinha

Na última semana, no dia 16 de junho, foi celebrado mundialmente o Dia da Tartaruga Marinha, data que tem como objetivo promover a conscientização sobre a conservação destes animais e marca o aniversário do biólogo Dr. Archie Carr, que, na década de 1950, iniciou as pesquisas sobre tartarugas marinhas e seus deslocamentos. Na Costa do Sauíp, no litoral norte da Bahia, a Aviva é parceira, desde 2000, do Projeto Tamar, entidade sem fins lucrativos que, por meio de ações de pesquisa, conservação e inclusão social, recupera tartarugas marinhas no litoral brasileiro desde 1980.

A base do projeto está instalada na região turística do destino baiano e, por isso, os hóspedes dos resorts e hotéis que ficam nos 2 km de orla do complexo podem aproveitar para conhecer e apoiar o trabalho realizado pela entidade, participando de atividades como a soltura de filhotes, além de poder reavaliar o impacto de suas ações no meio ambiente com mais consciência. Após conhecerem o projeto, as pessoas podem visitar a loja do projeto na Vila Nova da Praia, que tem 100% da verba arrecadada revertida para pesquisas de conservação das tartarugas marinhas.

“A parceria duradoura entre a Aviva e o Projeto Tamar é um exemplo concreto do nosso compromisso com sustentabilidade e responsabilidade ambiental. E esta é uma data mais que oportuna para celebrarmos estes 23 anos de união. Juntos, tivemos a honra de proteger quase nove mil desovas e devolver ao mar mais de 500 mil filhotes das espécies de tartaruga cabeçuda, oliva, de pente e verde, além de promover educação ambiental para as famílias que nos visitam, com o objetivo de sensibilizá-las e conscientizá-las sobre a preservação das tartarugas marinhas”, destaca Neide Tavares, Gerente de Sustentabilidade da Aviva.

Iniciativas além do Projeto Tamar

A Aviva publicou recentemente, em seu relatório de sustentabilidade, outras iniciativas que têm como foco a conscientização e impacto positivo na realidade de tartarugas marinhas, dentro de uma estratégia com ações maiores que têm foco em meio ambiente, sociedade e governança corporativa, elucidando os resultados e planejamento de sua agenda ESG.

“A Aviva está empenhada em impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente nas localidades onde atua e conscientizar o maior número de pessoas possível. O Projeto Tamar é uma peça fundamental no cumprimento deste nosso compromisso na Bahia, nos ajudando a impulsionar a preservação marinha e a construir um futuro mais sustentável para próximas gerações”, explica a executiva, reforçando outras iniciativas que também promovem conscientização sobre o tema, como as atividades com a Turminha da Zooeira e planos de novos empreendimentos tematizados.

Para gerar conscientização e educação de forma lúdica para crianças, a Aviva criou a Turminha da Zooeira, que conta com personagens representando animais que ensinam crianças e pessoas adultas, em seus destinos, sobre conceitos de sustentabilidade. Cada personagem fala sobre uma temática focada no cuidado com o meio ambiente. A tartaruga Marina, em especial, explora temas ligados à preservação de sua espécie, o que gera a reflexão sobre o tema no público desde a infância, colaborando para o desenvolvimento de futuras gerações para terem atitudes ambientalmente mais conscientes.

Além dessas iniciativas, a Aviva está investindo na construção de um novo parque aquático no complexo Costa do Sauípe, o Hot Park Baía das Tartarugas. O futuro empreendimento terá uma temática voltada para a preservação das tartarugas marinhas e sensibilização sobre o tema, com a tartaruga Marina, da Turminha do Zooeira, como guia da experiência.

Foto: Divulgação/Aviva




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *