19 de maio de 2024
  • :
  • :

Coren-BA repudia atriz Daniela Escobar por declaração preconceituosa às profissionais de Enfermagem

Coren-BA repudia atriz Daniela Escobar por declaração preconceituosa às profissionais de Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) manifesta veemente repúdio diante das declarações proferidas pela atriz Daniela Escobar durante um episódio do podcast Papagaio Falante, nesta quarta-feira (26), que evidenciam total desrespeito e desinformação em relação às mulheres profissionais de Enfermagem.

“É inadmissível que a atriz tenha disseminado um discurso ofensivo, perpetuando estereótipos ultrapassados e menosprezando a dedicação, competência e papel essencial das profissionais. Tais comentários irresponsáveis desvalorizam o trabalho incansável que essas mulheres desempenham para garantir assistência de qualidade à sociedade”, protesta o Conselho.

De acordo com o Coren/Ba, “e crucial que personalidades públicas, como Daniela Escobar, entendam a gravidade de suas palavras e compreendam que seus comentários não apenas desrespeitam as enfermeiras, mas também contribuem para a disseminação de preconceitos que podem afetar negativamente a imagem da categoria”.

Segundo o Conselho, ao invés de proferir um discurso machista e cruel, a atriz poderia aproveitar o espaço na mídia, e a repercussão que a sua fala gerou, para retratar-se com a categoria e ajudar a cobrar o piso salarial da Enfermagem, que ainda não está nos contracheques das trabalhadoras essenciais para à saúde brasileira.

O Coren-BA reforça a importância de valorizar o trabalho das profissionais de Enfermagem, que atuam na linha de frente do cuidado à saúde, muitas vezes enfrentando condições adversas, baixos salários e sobrecarga de trabalho.

O Conselho ressalta que a Enfermagem é uma profissão digna e essencial, e não há espaço para declarações infundadas que diminuam o seu papel na sociedade. É hora de respeitar e valorizar a nossa categoria, reconhecendo seu papel fundamental na promoção do bem-estar da população.

Fotos: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *