19 de maio de 2024
  • :
  • :

Salvador festeja Santa Dulce dos Pobres a partir desta terça

Salvador festeja Santa Dulce dos Pobres a partir desta terça

Em celebração à Santa Dulce dos Pobres (13 de agosto), primeira brasileira considerada santa pelo Vaticano, a Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) promovem uma programação festiva dedicada à religiosa neste mês de agosto. As atividades envolvem apresentações diárias de peças teatrais, exibição de filmes sobre a primeira santa brasileira, além de atrações musicais e quermesse.

O pontapé será dado nesta terça-feira (1°), às 8h30, com uma missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Em seguida, será inaugurada uma galeria de arte a céu aberto com mais de 500 m² na Avenida Dendezeiros (Bonfim), que traz nas paredes trabalhos em grafite inspirados na Mãe dos Pobres e seu legado de amor, fé, humildade e solidariedade.

Segundo a superintendente das Osid, Maria Rita Pontes, a festa é uma simbologia especial ao legado de Irmã Dulce, que atualmente atende cerca de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia. “A festa em honra a Santa Dulce é um momento especial para direcionarmos nossas orações, pedidos e agradecimentos a quem dedicou a vida aos mais pobres, aos doentes e aos mais necessitados. Seu legado de amor e serviço acolhe hoje mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia”, ressalta.

“É um marco histórico para Salvador. Estamos prestigiando e colocando o nome da primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres, em uma festa do tamanho do que ela merece, com 13 dias de festividade. Teremos várias ações tanto no Santuário Santa Dulce, quanto ações de cidadania, saúde e muita música, o que acaba fortalecendo o nosso turismo e a economia da cidade”, destaca o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães.

Demais atividades religiosas – As santas missas ocorrerão até o dia 12, no próprio santuário, às 7h, 8h30, 12h e 17h; e no dia 13, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. A vigília de Santa Dulce será realizada das 22h do dia 12 às 6h do dia 13.

A imagem peregrina vai percorrer 14 locais da cidade, a partir desta terça (1º), das 7h às 20h: Praça Municipal, Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Santo Antônio Além do Carmo, Praça Cairu, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Piedade, Cajazeiras X, Periperi, São Tomé de Paripe, Liberdade, Capelinha e Alagados.

Os festejos contarão com três procissões: dos Arcos, na sexta (4), às 16h, com saída da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário; da Memória, no domingo (6), às 8h, com saída do Santuário em direção à Basílica da Conceição da Praça; e Luminosa, no dia 13, às 18h, com saída da Praça Irmã Dulce em direção à Igreja do Bonfim. Já a carreata acontece no sábado (5), às 15h, com saída do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, em direção ao Santuário.

Atividades culturais – A programação também terá atrações culturais e ações de saúde e cidadania. No dia 5, haverá a inauguração do Memorial Provisório de Irmã Dulce, no Dulce Café, ao lado do Santuário. Nos dias 5 e 6, às 9h, o público poderá conferir a inauguração da Galeria a Céu Aberto Santa Dulce e mutirão de pintura, na Avenida Denzdezeiros.

A Praça Irmã Dulce recebe os shows do cantor Tuca Fernandes no dia 10, às 19h30; e do tenor Thiago Arancam, no dia 11, às 19h30; apresentação de teatro infantojuvenil no dia 11, às 15h; e apresentação da Orquestra de Câmara de Salvador e Coral Ecumênico da Bahia, no dia 12, às 19h30.

No mesmo local, de 1º a 13 de agosto, acontece o Cine Santa Dulce, a partir das 14h30, com exibição do filme Irmã Dulce e documentários sobre o legado da santa; a quermesse, das 14h às 21h, com barracas de lanches e artesanato; e Coreto Santa Dulce, com apresentações de bandas culturais e católicas, a partir das 16h. Nos dias 4, 7 e 11, das 10h às 16h, a Estação Saúde oferecerá gratuitamente aferição de pressão arterial, medição de taxa de glicemia, orientação nutricional e sobre saúde bucal, e vacinação contra Influenza e Covid-19.

A série de atrações continua com o balcão de serviços jurídicos, com encaminhamento para emissão de documentos, operação limpa nome e demais serviços, nos dias 5, 6, 12 e 13, das 9h às 19h. Também haverá espaço para atividades físicas e de bem-estar com aulões de dança e ginástica, dos dias 3 a 6 e de 10 a 13 de agosto, das 13h30 às 14h30.

No dia 13, ponto alto da festa, acontece o show do padre Antônio Maria, às 15h; Missa Campal presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, às 16h; Procissão Luminosa (com saída e chegada no Largo de Roma), às 18h; e encerramento com o show de encerramento de Waldonys, às 19h30.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *