29 de abril de 2024
  • :
  • :

“Primeira mulher a assumir a UFRB é um marco de gênero para o Recôncavo”, diz Eliana Gonzaga

“Primeira mulher a assumir a UFRB é um marco de gênero para o Recôncavo”, diz Eliana Gonzaga

A Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), parabeniza a professora Georgina Gonçalves dos Santos, que assume a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para o quadriênio 2023-2027. Ela será a primeira mulher a assumir este cargo. Gina, como é conhecida, substitui o professor Fábio Josué, que ocupará o lugar de vice-reitor da instituição.

A professora foi escolhida como primeira na lista tríplice do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRB, em reunião ocorrida em 18 maio de 2023.

O decreto de nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicado nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU).

Eliana Gonzaga também elogiou o presidente Lula pelo ineditismo da escolha. “O presidente Lula com sua sensibilidade social, de gênero e raça, faz uma nomeação histórica. Estou muito entusiasmada com o fato da professora Gina ser a primeira mulher nomeada como reitora da UFRB. Mais uma vez, nós mulheres, estamos rompendo barreiras na luta pela igualdade de gênero. Viva o empoderamento feminino”, disse Eliana Gonzaga.

A Professora Georgina Gonçalves dos Santos tem graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1992) e é mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutora em Sciences de l’Éducation – Université de Paris VIII (2006).

É professora Associada da UFRB desde 2009. E foi diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Entre 2011 e 2015, foi vice-reitora da UFRB de 2015 a 2019.

Ela foi eleita reitora da UFRB em 2019, mas não foi conduzida ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *