27 de abril de 2024
  • :
  • :

Flipelô começa nesta quarta com Orquestra Afrosinfônica e Danilo Caymmi

Flipelô começa nesta quarta com Orquestra Afrosinfônica e Danilo Caymmi

Começa nesta quarta-feira (09), a partir das 18h, no Largo do Pelourinho, a 7ª Edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ. Com a pintura ao vivo do lettering tridimensional da #FLIPELÔ, o grafiteiro e artista visual Marcos Costa, do Spray Cabuloso, dá início à festa que até domingo irá movimentar o Centro Histórico de Salvador e em especial o Pelourinho.

Logo após, às 19h, o Largo do Pelourinho será tomado pelo som ancestral da Orquestra Afrosinfônica, comandada pelo maestro Ubiratan Marques, e pela voz de Danilo Caymmi. O concerto, com arranjos especialmente compostos para o espetáculo inédito, será um tributo à Mãe Stella de Oxóssi, a homenageada na edição 2023 da Flipelô.

“O concerto foi todo construído e pensado nela e em toda a ancestralidade da música africana, a mãe de toda a música brasileira”, afirma o maestro Ubiratan Marques. “Vamos abrir com um xirê para Mãe Stella. Depois vamos passear por um repertório com canções de Tom Jobim, Dorival Caymmi e outros músicos brasileiros, fazendo a ligação com as obras de Jorge Amado e com Mãe Stella. Isso tudo está realizado. É tudo ancestral”, pontua Ubiratan.

Quanto ao convite a Danilo Caymmi, o maestro ressalta que este encontro era um desejo antigo. “A Orquestra Afrosinfônica tem como missão cuidar da música afro-brasileira. Danilo carrega uma história, e é membro de uma família que inspira a todos a nós. Sempre queria esse encontro e agora temos a chance de realiza-lo na abertura da FLIPELÔ 2023. Será um encontro muito representativo. É uma soma”, diz entusiasmado.

FLIPELÔ 2023 – Realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, a FLIPELÔ 2023 é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, realizada na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste do Brasil, da Bahiagás e da Suzano, apoio da ITS Brasil, do Colégio Oficina e do Senac, apoio de mídia da Rede Bahia, do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e do Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *