A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou medidas de combate à disseminação do coronavÃrus após a Organização Munidal de Saúde (OMS) decretar pandemia da Covid-19.
Em comunicado, a universidade baiana recomendou que quem tiver qualquer caso de sÃndrome gripal, com sintomas como febre, tosse e dor no corpo, não compareça aos espaços da universidade e procure os serviços de saúde pública para receber orientação e atendimento dos profissionais de saúde.
“Também devem procurar os serviços de saúde pública, para notificação e obtenção de orientações, membros da comunidade universitária e visitantes que tenham chegado de viagem recente a algum dos paÃses com registro de transmissão do novo coronavÃrus, e que estejam apresentando sintomas de sÃndrome gripal ou, ainda, tenham tido contato direto com pessoas com esses sintomas”, diz o texto.
A UFBA informou ainda que decidiu suspender eventos que promovam grandes aglomerações, o que inclui congressos, simpósios, cerimônias de formatura, posse e entrega de tÃtulos honorÃficos, e eventos comemorativos, cientÃficos, artÃsticos, culturais e esportivos. “O Centro de Esportes deverá ser utilizado exclusivamente para atividades curriculares obrigatórias; será suspenso o funcionamento do Restaurante Universitário e dos Pontos de Distribuição – mantendo-se a distribuição de alimentos conforme regulamentação a ser emitida pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; e os museus da UFBA estão temporariamente fechados à visitação do público”, explica.
A universidade também suspendeu viagens nacionais e internacionais de qualquer natureza. Para reuniões e bancas de conclusão de curso, a recomendação é que sejam feitas “com a utilização de ferramentas digitais de comunicação”.