No Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo domingo, 5 de junho, o projeto Paramana Nature coleta resíduos do mar na Praia de Paramana, na Ilha dos Frades. Forte inspiração do Paramana Gin, marca idealizadora do projeto, a praia na Baía de Todos os Santos foi a escolhida para a ação, que acontece em diferentes ocasiões desde 2021, e faz parte da grade de eventos que compõem a Semana do Meio Ambiente, realizada pela Fundação Baía Viva nas ilhas da Baía de Todos os Santos.
“Ações que preservem nosso ambiente seguem sendo um esforço nosso e fazem parte da nossa essência, sendo uma forma de também cuidar no nosso futuro. Esse projeto busca devolver um pouco do que a Baía nos proporciona”, destaca Paulo Sérgio França Cavalcanti, fundador do Paramana Gin, que conta ainda com apoio da Limpurb e da BF Serviços Ambientais.
“Durante a limpeza e manutenção das nossas praias, encontramos garrafas pet, plásticos e outros resíduos que, se não removidos, acabam indo parar no fundo do mar. Por isso, essa iniciativa é uma oportunidade que temos de sensibilizar a população para as consequências do descarte irregular e como isso impacta diretamente na saúde dos oceanos”, explica José Rodrigues, Consultor Técnico-Científico da ação desde sua primeira edição.
Voltado para a manutenção e proteção de mares e rios, o Paramana Nature já aconteceu na Praia da Gamboa, em Salvador; na praia de Barra Grande, na Península de Maraú; e na Ilha dos Frades. O projeto nasceu de um esforço da marca Paramana Gin, que tem forte conexão com a natureza local, já que traz no nome uma homenagem à praia de Paramana, exatamente na Ilha dos Frades, primeira do Nordeste a ter selo internacional Bandeira Azul.
Foto: Pedro Monteiro/Divulgação